Colômbia oficializa entrada na OCDE

O presidente colombiano, Iván Duque, assinou o decreto que aprova a entrada do país na Organização para o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Na manhã dessa quarta, oficializou-se a entrada da Colômbia na OCDE após o último presidente, Manuel Santos, acertar a sua adesão em 30 de maio de 2018. Em seguida, em dezembro, o Congresso colombiano ratificou a assinatura do tratado internacional.
Com a entrada do país sul-americano, agora a organização internacional possui três países latino-americanos, já que o México e o Chile, também são membros desse grupo desde 1994 e 2010, respectivamente.
A OCDE é uma organização internacional criada em em 1961, com a finalidade de promover políticas públicas para a economia, sociedade e meio ambiente. Os seus membros fundadores foram os países europeus ocidentais como, França Luxemburgo, Noruega, Estados Unidos, dentre outros. Atualmente, cuidam de promover boas práticas para que países restaurem a confiança dos mercados e instituições. Além, de fomentar estudos na área de inovação e cadeias produtivas.
O Brasil iniciou tratativas para ser mais um membro da OCDE no governo Temer, mas ainda não foi aprovada a sua solicitação.

About the author

Related

WhatsApp chat