Comissão destaca importância do turismo na economia do Amapá

A situação dos pontos turísticos do estado do Amapá foi tema de debate na Comissão de Turismo (Ctur) da Assembleia Legislativa, em sessão realizada nesta quarta-feira (25). Os membros citaram o apoio do governo na recuperação do ramal de acesso à praia do Goiabal, com pouco mais de quatro quilômetros de extensão, localizada no município de Calçoene, a 384 quilômetros da capital Macapá.
 
“Para que o governo tomasse providências, foi feito um levantamento das condições precárias de acesso à praia, com apresentação na Assembleia Legislativa e amplamente divulgado nas redes sociais”, comentou a deputada Telma Gurgel (PRP), citando a importância dos trabalhos da comissão. A parlamentar também fez menção a mortandade de peixes no município de Ferreira Gomes, provocada pela hidrelétrica da Ferreira Gomes Energia. “Quando aparecem os peixes mortos, sabemos que o prejuízo não atinge apenas os pecadores, e sim a cadeia produtiva do município, causando prejuízos aos hotéis e restaurantes, devido à ausência dos banhistas, provocando o desemprego”, frisou a deputada, citando que a comissão tem abraçado esta causa em prol da população.
 
06De acordo com o deputado Fabrício Furlan (PCdoB), uma das finalidades da comissão é alertar o Executivo estadual e municipal sobre os problemas existentes nos pontos turísticos do Amapá. “Com mais de 40 anos no estado, não conhecia o balneário do Km-09, que faz parte das principais áreas de lazer da cidade de Oiapoque. Mas 90% dos frequentadores do local são franceses vindo de Caiena e Saint-George”, frisou. O balneário está distante aproximadamente nove quilômetros da sede do município, o qual está situado em uma área que corresponde ao período pré-cambriano do Complexo Guianense. “O local é uma propriedade particular que possui infraestrutura diferenciada de outros balneários da região, composta de estacionamento amplo, banheiros, restaurante, bar e quadra de vôlei, além de oferecer um prazeroso passeio”, destacou Fabrício Furlan, informando que o local será incluído no calendário de turismo do estado.
 

About the author

Related