Coralistas se preparam para inauguração do novo prédio do Centro de Música Walkíria Lima

Projeto Coro Lírico é mantido pela instituição para desenvolver a técnica vocal dos participantes e fazer apresentações públicas.

 Foto: Márcio Pinheiro/Secom
Governador Waldez Góes no ensaio do Coral do Centro Profissional de Música Walkíria Lima

O professor de biologia Cleomar Pereira da Silva, 58 anos, sempre sonhou em ser pianista. Conhecido como “Professor Pereira”, em 2017 ele teve a oportunidade de ingressar no Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima como aluno do curso de piano. Agora, faz parte do projeto Coro Lírico mantido pela instituição há um mês com o objetivo de desenvolver a técnica vocal dos 70 participantes entre alunos da instituição e pessoas da comunidade.

Nesta terça-feira, 3, o Coral Lírico emocionou o público ao entoar “Va Pensiero”, do compositor italiano Giuseppe Verdi, e “Um Poema de Amor”, do compositor e maestro brasileiro Wilson Fonseca, sob regência da professora Vera Vigário. O Coral ensaiava para apresentação na cerimônia de inauguração do novo prédio do Centro Profissional de Música Walkíria Lima, na rua Eliezer Levy, região central de Macapá, marcada para esta quinta-feira, 5, às 18h.

As obras da nova estrutura foram executadas pelo Governo do Amapá com investimentos de R$ 7,8 milhões captados no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e R$ 1,4 milhão de recursos da Secretaria de Estado da Educação (Seed) para mobiliários e instrumentos musicais. É a Seed quem irá administrar o espaço que agora ficou mais moderno, amplo e acessível.

Para o professor Pereira, as novas dependências representam um incentivo, tanto para quem já possui conhecimento musical e quer aperfeiçoar seus talentos, como para quem ainda deseja aprender.

“Nasci no Pará, mas me considero amapaense de coração, e me orgulho muito de ver no Estado um espaço totalmente voltado para a educação musical. Considero uma conquista para todos nós porque o Walkíria Lima faz parte da História do Amapá”, testemunha o professor.

O governador Waldez Góes esteve presente no ensaio. Ele enfatizou que a nova estrutura do prédio contribuirá para o fortalecimento dos talentos amapaenses. “Temos a certeza de que esta nova estrutura será um diferencial para os nossos alunos, gerando oportunidades e desenvolvimento”, frisou. Ele destacou que a instituição recebeu novos instrumentos, mas que alguns dos antigos serão recuperados como forma de valorizar a história da tradicional instituição de ensino.

O estudante Ruberley Souza, 39 anos, canta há mais de 15 anos nas igrejas católicas de Macapá e agora integra o projeto Coro Lírico. Para ele, o novo prédio do Centro Profissional de Música traz aos amapaenses mais oportunidades de aprender.

“Este espaço é maravilhoso e com certeza incentivará muitas crianças e adolescentes a ingressarem no cenário musical”, ressaltou Ruberley.

O novo prédio do Centro Profissional de Música Walkiria Lima possui estacionamento, elevadores, um andar para auditório e outro para administração, além de dois andares somente com salas de aula para estudos teóricos, coletivos e de práticas individualizadas. Todos os pavimentos do prédio têm banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiências; há ainda sistema de monitoramento por câmeras e de prevenção a incêndio.

GALERIA DE FOTOS
 Créditos:Márcio Pinheiro / Secom

About the author

Related

WhatsApp chat