Deputada Cristina reúne com a Capitania dos Portos do AP e o IBAMA em busca de melhorias para os pescadores da fronteira

A deputada estadual Cristina Almeida (PSB) e representantes da Associação dos Pescadores Torche reuniram-se com o Capitão dos Portos do Amapá, Capitão de Fragata Fernando Cezar da Silva, para tratarem sobre cursos de segurança marítima para pescadores da fronteira e a instalação da Agência de Capitânia dos Portos em Oiapoque.
Outra reunião foi com a superintendente substituta do Ibama, Márcia Bueno, e com o chefe da fiscalização, Zelito Amanajás, com o objetivo de dialogar sobre a autorização dos barcos pesqueiros de brasileiros que moram na fronteira, para que possam ancorar e comercializar o pescado no lado brasileiro.
Segundo a representante da Torche, Ana Ramos, a Marinha Francesa vem exigindo para esses pescadores o certificado de cursos STCW (Standards of Training, Certification and Watchkeeping), composto pelo Curso Básico de Segurança de Navio (CBSN) e o Curso de Familiarização e Proteção de Navio (CFPN).
“São 17 embarcações que empregam cerca de 80 pescadores brasileiros, desses, apenas 5% estão legalizados, mas não possuem o curso. Os donos de barcos são brasileiros naturalizados franceses, mas enfrentam estas exigências para legalizarem esses trabalhadores. A França disponibiliza o curso, porém os mesmos não são alfabetizados nem dominam o idioma francês.”, explicou.
O Capitão explicou sobre a jurisdição da CPAP, os trabalhos desenvolvidos no estado e se responsabilizou em estudar a solicitação para futuros avanços em prol dos pescadores da fronteira. Por sua vez, o Ibama também buscará meios de atender o pedido dos pescadores.
Cristina enfatizou que o apoio desses órgãos é essencial para solucionar os problemas pontuados pela associação e melhorar a relação econômica da pesca na área de fronteira entre Oiapoque (Brasil) e Saint George (França).
“É muito importante a gente resolver esta situação das embarcações que navegam nessa área do rio Oiapoque, todos ganham”, finalizou.

Previous article

Next article

PLANTÃO POLICIAL

About the author

Comunicólogo e Jornalista por formação, Rádio-apaixonado e Social Media. 23 anos. Fazendo a segunda graduação na Universidade Federal do Amapá, acadêmico de Letras/Francês.

Related

WhatsApp chat