Deputado federal do Amapá é ‘campeão’ de processos na 1ª instância 

Deputado federal do Amapá é ‘campeão’ de processos na 1ª instância

Roberto Góes começou a carreira política como vereador em Macapá (AP) em 1993 e, desde então, exerceu uma série de cargos eletivos. Foi deputado estadual por quatro mandatos, prefeito da cidade e, desde 2015, é deputado federal pelo PDT — embora, agora, licenciado, como parte de uma estratégia para tentar se reeleger. O currículo do parlamentar no serviço público é robusto, mas tão extensa quanto sua carreira na política é a quantidade de investigações de que ele é alvo na Justiça.
Desde que foram definidos os novos requisitos do foro privilegiado para integrantes do Congresso Nacional, o Valor monitora diariamente os processos declinados à primeira instância pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Dos 188 já baixados, pulverizados entre 111 parlamentares, 19 partidos e todas as unidades de federação, Góes é o “campeão”: são sete ações penais em que é ele réu e outros quatro inquéritos ainda em apuração, envolvendo crimes que não guardam conexão alguma com a função parlamentar.
A maioria dos casos diz respeito à sua atuação como prefeito de Macapá, cargo que ocupou entre 2009 e 2012 — com direito, neste meio tempo, a uma prisão preventiva que durou dois meses, fruto da Operação Mãos Limpas, da Polícia Federal (PF).

Ele responde por pelo menos oito delitos: peculato (desvio de dinheiro público), corrupção passiva, corrupção eleitoral, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, falsificação de documento, lesão corporal e crime ambiental.
Atualmente, Góes está licenciado do cargo de deputado. Segundo apurou o Valor, o afastamento justificado por motivos médicos é também parte de um plano para conseguir aumentar seu potencial de eleitores na terceira maior cidade do Amapá, Laranjal do Jari, tendo no horizonte o pleito de outubro. Uma negociação com os quatro primeiros suplentes fez com que uma quinta ficasse em seu lugar: Euricélia Cardoso (PP), ex-prefeita do município e sua fiel apoiadora.

 

About the author

Related