Dois mil novos PMs em formação reforçam a segurança nas ruas

Cerca de 2 mil alunos do curso de formação de praças da Polícia Militar cumprem neste sábado (12) uma etapa importante da preparação: eles saem pela primeira vez às ruas, no estágio supervisionado, para vivenciar situações reais da carreira e, ao mesmo tempo, reforçar o policiamento ostensivo. Em Belém, cerca de 500 homens e mulheres se concentraram na Praça Santuário, em frente à Basílica de Nazaré, e de lá saíram para diversos pontos da capital. A ação faz parte do pacote de medidas de combate à criminalidade e reforço da segurança pública anunciado pelo governo do Estado.

Além da capital, os demais 1,5 mil praças em formação cumprem a mesma atividade no interior, nos municípios de Conceição do Araguaia, Itaituba, Santarém, Marabá, Parauapebas, Castanhal, Santa Izabel do Pará, Tucuruí, Paragominas, Capanema, Bragança, Altamira, Barcarena, Soure e Breves. A previsão é que no início de agosto deste ano todos já estejam efetivamente nas ruas. Aprovados no último concurso público da instituição, os futuros policiais foram integrados, em outubro de 2017, a esse novo modelo de formação.

“Neste momento estamos dividindo as patrulhas, para que os futuros novos policiais deem início efetivo ao estágio supervisionado. É um novo momento na formação desses profissionais, levando mais segurança a toda a sociedade paraense, não só aqui em Belém, mas em todos os municípios-sede que são polos do curso de formação de praças da Polícia Militar”, explicou, logo cedo, o comandante-geral da PM, coronel Hilton Benigno, que deu as boas-vindas aos policiais junto com o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes.

Nobre profissão – “Os senhores começam hoje a prática, a vida profissional de vocês em uma das profissões mais nobres deste País, que é a de defender a sociedade com a própria vida. Saibam que vocês não estão sozinhos. Começam hoje essa nova etapa, sabendo que tem toda uma equipe por trás de vocês dando total apoio. É uma missão muito difícil, mas tenho certeza que teremos muito sucesso”, disse Luiz Fernandes.

Ainda de acordo com o secretário, o dia é emblemático para o Estado. “Hoje resgatamos mais um compromisso do governador Simão Jatene, que anunciou não só essa, da entrada de novos policiais, mas diversas ações na área de segurança. Em fevereiro tivemos a inserção dos policiais civis e agora dos 2 mil policiais militares. Temos em Belém e região metropolitana, 500, e no interior mais 1,5 mil. Todos estão bem preparados e formados para iniciarem efetivamente seu trabalho na sociedade”, acrescentou o titular da Segup.

O comandante-geral da PM explicou ainda como será o trabalho nas ruas. “Neste primeiro momento eles serão divididos em patrulhas, e atuarão em locais onde a mancha criminal é menor, em bairros como Nazaré, Batista Campos, Umarizal e Campina. Com o passar dos dias, iniciarão o trabalho com as viaturas, para depois da formação completa, prevista para julho, estarem aptos para tudo, sempre acompanhados de oficiais e praças mais antigos, que darão o apoio e passarão suas experiências em ações do tipo”, complementou o coronel Hilton Benigno.

Determinação – Cristina Pantoja, policial feminina que inicia o estágio, mostrou determinação e vontade de iniciar os trabalhos na atividade fim da corporação. “Todos os alunos que estão comigo em formação esperavam ansiosos pelo dia de hoje. Fomos muito bem preparados para chegar neste momento e podermos testar nossas capacidades, em todos os conhecimentos adquiridos. Estamos todos com muita vontade de enfrentar e combater a violência nas ruas e proteger a sociedade. Nossa turma é muito interessada e preocupada em trazer os novos lemas da Polícia Militar, resgatar valores e fazer com que a sociedade confie mais ainda na gente. Estamos muito felizes. É uma conquista para todos nós”, declarou.

Aurélio Rosa, que também inicia o estágio, ressaltou que “desde o começo da formação esperamos muito por este dia. O curso foi muito bom, e isso vai refletir na prática que teremos e no trato com a sociedade, servindo da melhor maneira possível. Vocês terão policiais ainda mais conhecedores dos direitos e próximos do cidadão”.

Reforço – Ainda neste sábado, a PM executa ações de cunho social em localidades da Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém. Nos últimos 15 dias, o governo reforçou o policiamento ostensivo, com a execução de pelo menos 11 operações policiais em diversos pontos da capital e do interior. Abordagens em ônibus, barreiras do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e ações do Corpo de Bombeiros fazem parte do trabalho, que leva mais segurança à população.

Somente no último fim de semana, além das ações rotineiras da PM, foi deflagrada a Operação Sáfara 3, que cobriu os bairros do Benguí, Parque Verde, Tapanã e Pratinha. Motocicletas e viaturas foram usadas nas ações de policiamento preventivo. Os policiais abordaram 122 pessoas, 27 carros, uma van, 17 motos e dois ônibus, e vistoriaram 14 estabelecimentos comerciais. (Com a colaboração de Heloá Canali).

 

About the author

Related

WhatsApp chat