Em Macapá, 10 mil pneus usados são recolhidos pela prefeitura

 

A Prefeitura de Macapá retirou cerca de 40 toneladas de pneus inservíveis das ruas da capital. De acordo com o secretário de Manutenção Urbanística, Augusto Almeida, o projeto do Município existe desde 2017 e é um dever socioambiental feito por meio de convênio com a empresa Reciclanip.

 

“Os pneus demoram cerca de 600 anos para se decompor e servem de abrigo para mosquitos, roedores e outros vetores de doenças, como a dengue, leptospirose, e, por meio dessa reciclagem, a prefeitura promove o dever social, ambiental e de saúde pública removendo esse material das ruas”, explica Augusto.

 

Na ação, as equipes recolheram em média 10 mil pneus. O material foi transportado para a sede da empresa, em Itapuã, no estado de São Paulo, onde passará por várias fases de trituração. O reaproveitamento é utilizado também como combustível alternativo para as indústrias de cimento, na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas e industriais, além de tapetes para automóveis, e na composição de asfalto.

 

Descarte correto de pneus

 

Caso precise jogar fora pneus usados em Macapá, o recolhimento é feito uma vez ao mês pelas equipes da prefeitura, na Praça Chico Noé, localizada no bairro Laguinho. A próxima ação está programada para a primeira quinzena de setembro.

 

Amelline de Queiroz

About the author

Related

WhatsApp chat