EURICELIA CARDOSO TOMA POSSE COMO DEPUTADA FEDERAL E PASSA PARA A HISTÓRIA COMO A 1ª REPRESENTANTE DO JARI NO CONGRESSO NACIONAL         

 

A ex-prefeita laranjalense ocupará interinamente a vaga deixada por Roberto Góes, que licenciou-se para fazer tratamento de saúde e resolver questões de cunho pessoal. 

 

Euricelia Cardoso fazendo o juramento de posse na Câmara Federal 
Deputada Federal| Euricelia Cardoso

No início da tarde desta terça, 19, a ex-prefeita de Laranjal do Jari, Euricelia Melo Cardoso (PP) escreveu um novo capítulo na sua história política: Ela foi empossada como deputada federal e se tornou-se a primeira representante de Laranjal do Jari e região no Congresso Nacional. Euricelia supre interinamente a vaga deixada por Roberto Góes (PDT), que licenciou-se para fazer tratamento de saúde e para resolver questões pessoais

 

Apesar de enfrentar alguns problemas em relação a processos judiciais em razão do período em que foi prefeita, ela estava apta para assumir a vaga sem problemas, pois não existem condenações contra a mesma em 2ª instância e tem recorrido de cada acusação através dos seus advogados.

A representante laranjalense era a 5ª suplente da coligação, portanto, para substituir Roberto Góes ela dependia da desistência de Fátima Pelaes e Conceição Medeiros. A primeira abriu mão de assumir a vacância para somar os esforços em prol da sua pré-candidatura ao Senado Federal e a segunda abdicou do cargo em razão dos problemas de saúde.

Já os demais suplentes, a vice-prefeita Telma Nery e o vereador Diego Duarte perderam o direito de ocupar o cargo por terem mudado de partido após concorrerem as eleições para o referido cargo, e além disso, ambos também ocupam cargos, de vice-prefeita e vereador, respectivamente, portanto eles teriam que renunciar às atuais funções para assumir o cargo de deputado federal interinamente.

Euricelia Cardoso coleciona ineditismos. Ela também foi a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Laranjal e a única reeleita até hoje. Foi também a primeira mulher a ser presidente da Ameap (Associação dos Municípios do Estado do Amapá) e a única da região Norte a receber o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais através de uma ação de fortalecimento da agricultura familiar.

 

Euricelia recebendo o troféu de prefeita epreendedora 

 

Apesar de alguns desfechos que prejudicaram a imagem da ex-prefeita – muitos deles por pura perseguição política, Euricelia faz parte da história do município laranjalense por ter sido a única prefeita a realizar dois concursos públicos na mesma gestão (2006 e 2008), mantido salários em dia, inaugurado grandes obras, fortalecido o empreendedorismo local através do apoio aos micro e pequenos negócios e ter criado e realizado grandes eventos educacionais, artísticos e culturais. Com tantos legados, é normal que se uma grande atuação dela na Câmara Federal, tanto em defesa dos interesses comuns dos brasileiros, como da população amapaense e do sul do Amapá.

 

texto e fonte: Tribuna do Vale

 

About the author

Related