DICAS PARA TER POSTURA CORRETA E MELHORAR FRAQUEZAS MUSCULARES!

DICAS PARA TER POSTURA CORRETA E MELHORAR FRAQUEZAS MUSCULARES!

Na vida quantas vezes você ouviu seus pais ou amigos falarem, “olha a postura” ? Se você não consegue manter uma postura correta, o problema pode não ser sua força de vontade de melhorar, mas sim fraquezas musculares, articulares e controle motor também pode afetar.  E ai a sua postura é correta?

 

DICAS PARA TER POSTURA CORRETA

  

MANTENHA A POSTURA CORRETA SUAS COSTAS AGRADECEM

Procure ajuda profissional especializada em uma academia que trabalhe não somente os exercícios básicos, mas também se preocupe com seu corpo. Estes problemas posturais e de dores no nosso dia-dia são facilmente detectados na avaliação física, daí ser imprescindível para começar o treinamento.

 

Uma postura correta é importante porque ajuda a seu corpo a funcionar na maior velocidade possível. Promove a eficiência do movimento e resistência e contribui para uma sensação bem estar. Também é uma questão de ter mais saúde, pois se você tiver uma postura deficiente, seus ossos não estão alinhados corretamente, e seus músculos, juntas, e ligamentos ficam mais tensão do que o normal.

A conseqüência disto é tensão muscular, e, em estágios posteriores, a dor, podendo evoluir para inflamações musculares e articulares. Muitos indivíduos se não corrigidos podem entrar em um estado crônico desenvolvendo várias doenças degenerativas sendo as mais comuns a artrite e a artrose. A postura deficiente pode afetar até a posição e a função de seus órgãos vitais, particularmente aqueles na região abdominal. A postura correta contribui também à boa aparência; a pessoa com boa postura projeta pose, confiança, e dignidade.

  

 

MÁ POSTURA DA BARRIGA?

DICAS PARA TER POSTURA CORRETA BARRIGA PRA FRENTE

 

RELAÇÃO POSTURA X GORDURA

Sentar por horas de maneira errada favorece o aparecimento de uma barriga saliente ao longo do tempo. Isso porque a má postura projeta os órgãos internos para frente e para baixo, e associado à flacidez e à má alimentação, irá resultar em gordura localizada na região do abdômen. Quando há o desalinhamento da coluna, o espaço que fica entre as vértebras é comprimido, o que dificulta a circulação do sangue. A má postura não ativa alguns músculos locais que sofrem um encurtamento, onde a gordura tende a se concentrar.

Os músculos uma vez fortalecidos, quando se está com a postura ereta, distribui esta gordura de maneira uniforme. Sentar corretamente ajuda a manter a força dos músculos do abdômen, coluna e pelve, melhorando o tônus muscular, evitando a flacidez na região, acompanhado de uma boa alimentação e atividade física.

DICAS PARA MANTER A POSTURA CORRETA

SENCONTROLE SEU PESO – Controle seu peso, o peso adicional exerce uma tração para frente constante nos músculos das costas causando extensão e enfraquecendo os músculos abdominais. Para isso exercite-se regularmente, a musculação fortalece e torna os músculos mais elásticos que o mantêm ereto e em uma postura apropriada.

ATIVIDADE FÍSICA – Manter-se ativo, realizando atividades físicas contra resistência melhora a força muscular contra fadiga e durante cada dia, concentre-se em manter suas três curvas naturais da coluna em alinhamento equilibrado. Mudanças ocorrem naturalmente em seu corpo, basta começar a treinar e modificar seus hábitos para que tenha mais saúde no seu cotidiano eliminando as dores.

DORMINDO –  O ideal é dormir de lado e com um travesseiro entre as pernas, para manter a coluna alinhada.

CAMINHANDO –  Contraia levemente a barriga e corrija os ombros para trás. É preciso ficar com o corpo ereto, com o queixo paralelo ao chão. Cuidado para não jogar o bumbum para trás, curvando a coluna.

 

Prof. Fabricio Fouraux

Pós-graduado em Anatomia, Biomecânica e Medicina Desportiva.

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