Prazo para cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil encerra em 28 de fevereiro

Até o momento cerca de 2,5 mil estudantes foram atendidos desde que o processo começou em 11 de fevereiro.Por: Jamaile Gurjão

 Foto: Philippe Gomes/SecomInteressados podem procurar o Colégio Amapaense, Escola Gabriel de Almeida Café e Super Fácil Zona Oeste

Desde o dia 11 de fevereiro a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) está realizando o cadastro e recadastramento do benefício do Passe Livre Estudantil (PLE) para o período letivo de 2019. O Programa visa ampliar o benefício de gratuidade no transporte coletivo, sendo destinado a estudantes da rede estadual, universitários e estudantes da rede municipal e federal dos municípios de Macapá, Santana e Mazagão.

Estudantes e universitários interessados em obter o benefício e que atendam aos critérios do programa, devem comparecer impreterivelmente até dia 28 de fevereiro em um dos três pontos de atendimento. São eles: Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café, Colégio Amapaense e Super Fácil Zona Oeste, no bairro Cabralzinho. O horário de funcionamento é das 8h às 18h de segunda a sexta-feira.

Com a aproximação do encerramento do processo, já na próxima quinta-feira, 28, a Sims alerta para que estudantes e seus responsáveis fiquem atentos à data para não perder a oportunidade de usufruir do benefício, bem como, à toda a documentação que deverá ser apresentada no ato do cadastro ou recadastro.

Dados da Gerência Geral de Programas e Projetos Juventude Cidadã da Sims, mostram que foram apurados cerca de 2.500 atendimentos nas duas semanas de processo. E a procura dos estudantes e seus responsáveis, até o momento, tem sido mais pela realização de novos cadastros, do que pelo recadastro.

Este é o caso de Samia do Vale, 17 anos, estudante da E. E. Dr. Alexandre Vaz Tavares.  A jovem, moradora do bairro Beirol, conta que veio fazer o cadastro pela primeira vez acompanhada de sua mãe, que está desempregada.

“Devido à nossa situação financeira, as despesas com transporte ficaram muito pesadas, por isso fico feliz que exista o Passe Livre. Não só pela minha família, mas por todas que são ajudadas com o benefício”, conta.

Procurando evitar as longas filas que podem surgir na última semana de atendimento, Eric Oliveira, 17 anos, já realizou seu recadastramento no PLE. Eric estuda na Escola Gabriel de Almeida Café e considera que a renda familiar melhorou muito quando passou a receber o Passe Livre.

Ele conta que as despesas com seu deslocamento até a unidade escolar chegavam a R$ 110 mensalmente e a perspectiva é que esse valor aumentasse ainda mais com os reajustes. “Depois que meu pai me cadastrou no PLE, tivemos mais tranquilidade para fechar as contas no fim do mês sem prejudicar minha frequência escolar”, relata.

O gerente de Juventude Cidadã da Sims, Gilvan Barbosa, convoca os estudantes que se encaixam no perfil do Passe Livre a comparecerem aos postos de atendimento o quanto antes: “Já estamos na reta final do processo de cadastramento e recadastramento do PLE. Os estudantes devem garantir seu direito ao benefício e sua permanência na rede de ensino do Estado do Amapá. Por meio do Programa, o Governo do Amapá trabalha para garantir o desenvolvimento da educação e a plena formação do educando”.

Documentação

No momento do cadastro ou recadastro, os interessados devem apresentar obrigatoriamente a declaração escolar atualizada e ficha individual da instituição regular de ensino; Carteira de Identidade e CPF do aluno e do responsável; Carteira de Trabalho do responsável (caso seja menor de 18 anos de idade); carteira de Passe Escolar e comprovante de recadastramento 2019 do SETAP; comprovante de residência  atualizado; folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e comprovante de renda do estudante e/ou responsável.GALERIA DE FOTOS

 Créditos:

Jamaile Gurjão/Sims

About the author

Related

WhatsApp chat