Sebastian Vettel segurou Valtteri Bottas para levar a vitória, Kimi Raikkonen bateu em seu mecânico durante um pit stop, Lewis Hamilton revidou e houve alguns miseráveis segundos para a Red Bull. O Bahrain Grand Prix teve um pouco de tudo…
RESULTADOS DE CORRIDA
POS. | Motorista | EQUIPE | TEMPO | PONTOS |
---|---|---|---|---|
1 | Sebastian VETTEL | FERRARI | 1: 32: 01.940 | 25 |
2 | Valtteri BOTTAS | MERCEDES | +0,699 s | 18 |
3 | Lewis HAMILTON | MERCEDES | +6,512 s | 15 |
4 | Pierre GASLY | TORO ROSSO | +62,234 s | 12 |
5 | Kevin MAGNUSSEN | HAAS | +75,046 s | 10 |
6 | Nico HULKENBERG | RENAULT | +99,024 s | 8 |
Vettel controlou os procedimentos desde o início, mas a corrida se abriu quando a Ferrari e a Mercedes optaram por estratégias diferentes em seus primeiros pit stops. A Ferrari escolheu os pneus macios, Mercedes os médiuns.
Enquanto a Mercedes poderia chegar ao fim confortavelmente, era mais um trecho para Vettel, permitindo Bottas fechar e criar um acabamento de arquibancada. Em última análise, Bottas ficou sem voltas e Vettel segurou a sua 49ª vitória no seu 200º Grande Prémio.
Hamilton conseguiu um brilhante recuo a partir do nono lugar da grelha para completar o pódio, mas a Red Bull ficou com o coração partido quando Daniel Ricciardo e Max Verstappen se retiraram por motivos separados, poucos minutos depois do início da corrida.
Vettel afastou-se do poste, com Bottas fazendo uso do lado limpo da grelha para bater Raikkonen e virar 1 para ficar em segundo.
Hamilton, que havia começado em nono depois de um pênalti de cinco lugares, manteve o nariz limpo no início, mas foi ultrapassado por Alonso e depois foi atacado por Verstappen.
Verstappen lançou seu Red Bull para dentro da curva 1 e deu a Hamilton o aperto. Mas, ao deixar o motorista da Mercedes fora da estrada, a dupla fez contato e Verstappen pegou um furo.
Foram alguns momentos desastrosos para a Red Bull quando Ricciardo saiu da pista com uma suspeita de problema elétrico, acionando o safety car virtual.
Verstappen retornou aos boxes, mas apesar de a equipe tê-lo de volta, o carro acabou forçando-o a sair da corrida, o que provocou a primeira aposentadoria dupla da Red Bull desde o Grande Prêmio da Coreia de 2010.
Quando as condições normais da corrida recomeçaram, Vettel afastou-se de Bottas à frente de Raikkonen, Gasly e Magnussen.
Depois de um começo lento, a corrida de Hamilton explodiu em vida quando ele passou três carros em um canto. Ele usou DRS para passar Alonso na reta e depois passou Ocon e Hulkenberg que estavam brigando sobre a aproximação da curva 1.
O atual campeão mundial passou Gasly para quarto, deixando-o a 14 segundos da liderança.
Vettel foi o primeiro a piscar na 18ª volta, jogando por softs e voltando para a quarta posição. Raikkonen seguiu a próxima volta, refletindo a estratégia de seu companheiro de equipe. Bottas chegou em uma volta mais tarde, mas Mercedes misturou o carro com os pneus médios.
Hamilton ficou fora mais sete voltas antes de entregar a liderança, colocando para os médiuns e re-ingressando em quarto.
Nesta fase, a Mercedes parecia pronta para ir até o final, com a Ferrari potencialmente precisando voltar novamente. Este último acabou por ser o caso de Raikkonen na volta 36.
Mas o desastre aconteceu quando o carro de Raikkonen foi largado do macaco antes de a roda traseira esquerda ter sido trocada. O finlandês se afastou, acertando um dos mecânicos.
Como o mecânico – mais tarde confirmado ter sofrido uma fratura de tíbia e fíbula – foi orientado, Raikkonen foi instruído a parar o carro a poucos metros de seu box, depois do que foi seu segundo lançamento inseguro do fim de semana, depois daquele em prática.
Na frente, Vettel construiu uma vantagem de 7,5s sobre Bottas, com Hamilton mais 9,1 de volta em terceiro. O campeão mundial foi então informado pela Mercedes que eles pensavam que Vettel iria tentar ir até o fim.
Com isso em mente, Bottas foi dito para começar a fechar Vettel enquanto os problemas de rádio dificultavam a comunicação entre Hamilton e sua equipe, com o britânico ficando frustrado com a falta de informação sobre a estratégia.
Bottas cortou a diferença para 5,9s a nove voltas do final, com Vettel reclamando na rádio da equipe que ele não estava recebendo assistência de bandeiras azuis enquanto tentava lutar pelo tráfego.
Ele continuou cortando o déficit, chegando a um segundo – e, portanto, à faixa de ultrapassagem do DRS – a duas voltas do final para conseguir um final dramático.
Como eles se dirigiram para a primeira curva na última volta, Bottas teve um ataque fraco, mas ele não estava perto o suficiente. A chance da vitória desapareceu e Vettel segurou a vitória.
Hamilton cruzou a linha de meta, com Gasly terminando em quarto lugar sensacional para dar à Honda o melhor resultado desde que retornou à F1 e deu à Toro Rosso apenas seu décimo quinto lugar.
Magnussen levou um quinto impressionante para o Haas, à frente de Hulkenberg, enquanto a McLaren marcou dois pontos na segunda corrida consecutiva, com Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne em sétimo e oitavo, respectivamente.
Marcus Ericsson, da Sauber, terminou uma sequência de 50 corridas sem marcar pontos em nono e Ocon foi recompensado por seu implacável ataque de Sainz, arrebatando o 10º e o ponto final.
A citação chave
“Quando eles foram para o pneu médio eu pensei que era xeque-mate porque precisávamos entrar de novo. Esse era o plano original, mas depois desviamos obviamente e tentamos fazer os pneus durarem. Eu cuidei deles o máximo que pude e funcionou – mas só … ”- Sebastian Vettel
As principais estatísticas
- Vettel levou seus 49 ª vitória em seu 200 º Grande Prémio. Ele é o quarto piloto a vencer no marco, seguindo Michael Schumacher, Nico Rosberg, Lewis Hamilton e Jenson Button.
- A margem vencedora de Vettel foi de 0,6s, a mais próxima da história do Grande Prémio do Bahrein
- Ninguém venceu as duas primeiras corridas de uma temporada e perdeu o campeonato desde 1982 – um presságio potencialmente bom para Vettel.
- Hamilton marcou seu sétimo pódio de carreira quando começou fora dos oito primeiros.
- Hamilton também igualou o recorde de Kimi Raikkonen, com 27 pontos consecutivos
- Quarto lugar do Galsy foi de 10 da Toro Rosso th já top-cinco fim e, o melhor resultado da Honda na era atual turbo-híbrido
- Magnussen empatou o melhor resultado de sempre de Haas na F1 com quinto
- Ericsson encerrou uma sequência de 50 corridas sem sentido, marcando os primeiros pontos da temporada de Sauber
- Ocon marcou o primeiro ponto da Force India em 2018, deixando a Williams como a única equipe sem um ponto este ano
- A Red Bull sofreu o seu primeiro DNF duplo desde a Coreia 2010. Isso terminou com uma sequência de 38 corridas, que foi a mais longa na F1.