SANTANA: Projeto Salta-Z é apresentado à comunidade Foz do Rio Vila Nova

Projeto Salta-Z é apresentado à comunidade Foz do Rio Vila Nova

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde já definiram o local onde o sistema será implantado

Para a moradora, Antônia Figueira, receber o projeto representa qualidade de vida para a comunidade, que vive de recursos da natureza e necessita de atendimentos básicos oferecidos pelo poder público.

Foto: Valdei Balieiro

 

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Santana se reuniram com a comunidade Foz do Rio Vila Nova, para apresentar o projeto “Salta-Z” (Solução Alternativa para o Tratamento de Água), que está sendo viabilizado em parceria com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa). A proposta é utilizar um recurso inovador no tratamento da água do rio, tornando-a própria para consumo humano, de preferência em comunidades distantes dos centros urbanos e que ainda não receberam atenção de órgãos de saneamento básico.

De acordo com o secretário Municipal da Saúde, Rosivano Albuquerque, durante a visita ficou definido o local onde será instalado o castelo de suporte da caixa d’água e da bomba. Ele disse, ainda, que a própria comunidade ficará responsável pelo funcionamento e manutenção do sistema.

Para a moradora, Antônia Figueira, receber o projeto representa qualidade de vida para a comunidade que vive de recursos da natureza e necessita de atendimentos básicos oferecidos pelo poder público. “Vivo há muito tempo aqui nesta comunidade e os serviços básicos começaram a chegar recentemente. Hoje temos posto de saúde e escola para nossas crianças, mas o que faltava mesmo era um sistema de tratamento de água. Estou confiante de que esse projeto nos dará mais qualidade de vida, pois teremos água potável para beber e, com isso, nos prevenir de doenças”, disse Antônia Figueira.

About the author

Related

WhatsApp chat