Senador Capiberibe aciona Polícia Federal para investigar fake news

O senador João Capiberibe (PSB) solicitou na tarde desta quinta-feira, 29, à Polícia Federal (PF) que investigue a publicação na internet de uma notícia falsa, a chamada “fake news”, onde tenta atribuir ao senador socialista um possível “ataque político aos servidores da transposição”.

O Partido Socialista Brasileiro do Amapá solicita que usuários do Whatsapp tirem “print” (capturar uma imagem da tela) das informações e enviem ao PSB para devidas providências.

A notícia falsa, surge após completar uma semana do lançamento da pré-candidatura de Capiberibe ao Governo do Amapá. “Nos anos que governou o Amapá o PSB sempre garantiu salários em dia e reajustes acima da inflação para todos os servidores do Estado e vamos continuar lutando em prol do melhoramento das condições de trabalho e valorização do funcionalismo público”, afirmou.

Legislação: O Projeto de Lei do Senado 473/2017 prevê até três anos para quem divulgar notícias falsas, sabendo que se tratam de informações inverídicas, sobre assuntos de relevância para o interesse público, como saúde, segurança pública, economia e política. De autoria do senador Ciro Nogueira (PP/PI), o PL altera o Código Penal para tipificar o crime de divulgação de notícia falsa e está aguardando a designação de relator junto à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Segundo o que propõe o documento, penas de seis meses a dois anos de detenção serão possíveis a quem divulgar as fake news. Se a divulgação for feita em meio virtual, a pena passa a ser de reclusão de um a três anos. Se a divulgação da notícia falsa visar obtenção de vantagem, para quem publica ou para outrem, há possibilidades de aumento da pena em até dois terços. Todas as punições podem ser acompanhadas, também, de multas.

About the author

Comunicólogo e Jornalista por formação, Rádio-apaixonado e Social Media. 23 anos. Fazendo a segunda graduação na Universidade Federal do Amapá, acadêmico de Letras/Francês.

Related

WhatsApp chat