06/06/2018 14h59: Gilmar Mendes manda soltar mais um preso da Lava Jato no Rio

0
19

 

O ministro Gilmar Mendes, do STF, o Supremo Tribunal Federal, determinou a soltura de mais um preso da Lava Jato no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (05). Desta vez, o beneficiado pelo habeas corpus foi o doleiro Antônio Albernaz Cordeiro.

 

Ele foi preso no dia 3 de maio, na Operação Câmbio Desligo, acusado de envolvimento em uma rede internacional de lavagem de dinheiro.De acordo com o Ministério Público Federal, boa parte das verbas que teriam sido desviadas pelo ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, e seus principais ex-auxiliares foi lavada por essa rede.

 

Na decisão, Mendes argumentou que os crimes em questão foram cometidos há muito tempo e sem indicativo de emprego de violência ou grave ameaça. Com isso, a prisão de Cordeiro foi substituída por medidas cautelares como proibição de deixar o país e de ter contato com outros investigados. Além de ter que entregar o passaporte à Justiça.

 

Desde de o dia 15 de maio, Gilmar Mendes mandou soltar 20 pessoas presas por determinação do juiz federal Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Rio.