Sistema Superfácil suspende temporariamente atendimentos presenciais

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Iniciativa atende novo decreto com medidas de contenção à covid-19. Cidadão pode acessar os serviços através de atendimento online ou emergencial.

Por: Jorge Abreu

 

 Foto: Maksuel Martins/Secom
Suspensão dos serviços presenciais do Superfácil se estende até a próxima terça-feira, 3.

As 14 unidades do Sistema Superfácil no Amapá suspenderam temporariamente os atendimentos presenciais até o dia 3 de novembro. A medida cumpre a determinação do Decreto Estadual nº 3819/2020, que entrou em vigor nesta quarta-feira, 28, e dispõe sobre novas restrições de circulação de pessoas para reduzir os riscos de transmissão da Covid-19.

Durante a suspensão das atividades presenciais, a população pode acessar o Portal de Serviços do Amapá, que reúne mais de 200 itens e informações dos órgãos estaduais, visando facilitar o acesso do cidadão, servidor e empresário amapaense. O Superfácil também disponibiliza atendimentos online e emergenciais, que precisam ser solicitados e comprovados.

Foram suspensas, ainda, as ações itinerantes do “Governo Junto com a Gente”, que leva serviços de cidadania, empreendedorismo e saúde à população que mora nos bairros distantes das sedes de uma unidade do SuperFácil.

Serviços emergenciais

Durante a vigência do decreto, os servidores do SuperFácil atuam em regime de sobreaviso, teletrabalho e atendimento online (das 8h as 13h) para os serviços considerados essenciais, como emissão de 1ª e 2ª via do Cartão do SUS e RG para situações urgentes como viagem a Tratamento Fora do Domicilio (TFD), consultas médicas ou saque de benefício social.

Para o atendimento emergencial é necessário fazer a solicitação por meio do contato gabinete@siac.ap.gov.br. A solicitação será analisada e o cidadão será notificado sobre a resposta, com informações necessárias para o atendimento caso o pedido seja aprovado.

Atendimentos 100% oline

O SuperFácil já disponibiliza muitos serviços ao cidadão e empreededores de forma 100% oline, tais como o aplicativo “Meu INSS” ou canal 135, e atendimentos relacionados ao Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran), Cartão do SUS, Ministério do Trabalho e Emprego (para emissão da Carteira de Trabalho Digital), e receitas Federal e Estadual (para emissão de taxas e postos e pagamentos por meio de aplicativos nos respectivos bancos).

Para facilitar o acesso dos usuários aos serviços mais procurados nas unidades, são disponibilizados os links para que a população realize consultas e atendimentos online. São eles:

TJAP – https://www.tjap.jus.br/portal/
INSS – https://www.inss.gov.br/tag/amapa/
Ministério do Trabalho – http://trabalho.gov.br/rede-de-atendimento/rede-de-atendimento-do-trabalho/rede-ap
Polícia Civil – http://www.policiacivil.ap.gov.br/
Corpo de Bombeiros – https://www.portal.ap.gov.br/estrutura/corpo-de-bombeiros-militar-do-amapa
Secretaria de Estado de Fazenda – https://www.sefaz.ap.gov.br/
PMM – https://macapa.ap.gov.br/
Politec– https://www.portal.ap.gov.br/estrutura/policia-tecnico-cientifica
Amapá Jovem – http://inscricao.juventude.ap.gov.br/
Detran – https://www.detran.ap.gov.br/detranap/
Polícia Civil– http://www.policiacivil.ap.gov.br/
Receita Federal
http://receita.economia.gov.br/sobre/institucional/quem-e-quem/unidades-regionais-e-locais/delegacias-da-receita-federal-drf/amapa
Procon – https://procon.portal.ap.gov.br/
Caesa – https://caesa.portal.ap.gov.br/
CEA – https://cea.portal.ap.gov.br/
SUS – https://cartaosus.com.br/cartao-sus-online.html
CTMAC – https://macapa.ap.gov.br/noticias/secretarias/80-ctmac

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