Governo anuncia medidas para melhorar fornecimento de água em Serra do Navio – Correio Amapaense

Governo anuncia medidas para melhorar fornecimento de água em Serra do Navio

A primeira medida adotada para melhorar o abastecimento, foi a troca da bomba de captação da Estação de Tratamento de Água da cidade.

Por: Cassio Albuquerque

 

 Foto: Ascom/Caesa
Reunião na Câmara de Vereadores de Serra do Navio

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), anunciou nesta quinta-feira, 22, medidas para solucionar os problemas de fornecimento de água no município de Serra do Navio, localizado na Região Centro Oeste do Estado. As providências serão tomadas em ações via administração direta e em parceria com a prefeitura da cidade.

A primeira medida para normalizar o fornecimento de água já foi tomada. Na quarta-feira, 21, a equipe operacional da companhia realizou a manutenção da bomba de distribuição e a instalou na Estação de Tratamento de Água do município e restabeleceu o serviço parcialmente.

O fornecimento deve ser normalizado nesta sexta-feira, 23, com a manutenção de uma das adutoras que apresentou problemas de vazamento, e afetou a parte alta da cidade, como o bairro Staff.

O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, participou de reunião na prefeitura e na Câmara de Vereadores e apresentou o diagnóstico da Estação de Tratamento. Segundo o gestor, o fornecimento precário na cidade está relacionado a antiga estrutura da estação, que pertencia à empresa ICOMI e também a precariedade da rede de distribuição. “São estruturas com mais de 50 anos de existência que hoje não atendem mais a demanda de moradores, tanto no sistema quanto na rede, que ainda é de ferro. Fizemos um estudo técnico que identificou que embora tenhamos uma boa captação a nossa distribuição do produto é falha por conta dessa estrutura”, frisou.

Atualmente, o fornecimento de água no município é de aproximadamente 10 horas e atende os cinco bairros da área urbana da cidade.

O gestor informou que para reforçar a distribuição, a Caesa obterá, via administração, uma bomba com capacidade de 100 cv, nos próximos 30 dias, para que seja utilizada para reforçar o serviço e em casos de substituição.

“Serra do Navio também possui uma geografia diferente dos demais municípios, pois tem muitas elevações. A baixa vazão e os problemas com essa rede fazem com que a água chegue bem fraca nas residências. Por isso, paliativamente vamos reforçar a distribuição”, disse o diretor presidente da Caesa.

Outro ponto de responsabilidade da Caesa é fazer o levantamento de material para a troca da rede de distribuição, atualmente de ferro, para PVC e também de válvulas e registros na ETA, para que depois sejam instalados filtros. A aquisição dos produtos será feita pelo município e a mão-de-obra será da equipe técnica da companhia.

Além destes dois pontos, no prazo de 90 dias, a Caesa deve apresentar o projeto de ampliação da ETA de Serra do Navio. A elaboração do projeto se dará por meio de cooperação técnica com o município, sendo que este ficará responsável pela captação de recursos para a realização da obra.

O prefeito de Serra do Navio, Elton Lobato, ressaltou a importância dos investimentos do Governo do Estado na melhoria do abastecimento de água no município. “A gente entende que a população precisa ter um fornecimento de água melhor, pois ficamos muitos dias sem água. Por isso, a presença da Caesa aqui é tão importante e essas medidas que foram firmadas só ajudarão o município”, destacou.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION