O Governo do Amapá destinou um segundo arco cirúrgico para o Hospital de Emergência (HE), em Macapá. O equipamento foi entregue nesta terça-feira, 7, na unidade de saúde e irá aprimorar os procedimentos cirúrgicos realizados no estado. A aquisição do aparelho contou com recursos de R$ 17 milhões, do Tesouro Estadual.
A distribuição de equipamentos de imagem acontece desde 2023, com 11 municípios amapaenses beneficiados. As primeiras unidades de saúde a receberem os equipamentos foram o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), Hospital Estadual de Santana e o HE, que agora recebe o segundo equipamento.
Os arcos asseguraram melhor assistência à população. Conhecidos como intensificadores de imagem, eles permitem que os cirurgiões visualizem todas as estruturas internas do paciente de forma dinâmica e em tempo real.
De acordo com o responsável técnico do serviço de imagiologia do HE, Antônio Lalor, o arco que auxilia nas cirurgias ortopédicas chegou no momento certo, uma vez que o HE tem registrado aumento na realização de procedimentos do tipo.
“É um equipamento muito superior ao equipamento que nós temos hoje, e que vai nos permitir, com certeza, oferecer uma assistência diferenciada. Estamos trabalhando nesse sentido de otimizar o serviço, priorizando um atendimento de qualidade em tempo hábil para que todos os pacientes sejam atendidos de maneira digna e eficiente” explicou Lalor.
Esse é o segundo arco cirúrgico que o HE recebe, além dele a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também realizou a entrega de um novo equipamento de raio-x e aparelho de ultrassonografia.
“Desde que o governador Clécio assumiu a gestão estamos tendo um investimento muito grande na saúde, em equipamentos hospitalares novos, medicamentos e correlatos. Hoje recebemos o segundo arco cirúrgico, totalmente novo e que vai auxiliar nas demandas das cirurgias de ortopedia do hospital”, detalhou o diretor do HE, Emanoel Martins.
O novo arco cirúrgico será responsável por dinamizar os atendimentos no centro cirúrgico do hospital, tornando os procedimentos menos invasivos e impactando positivamente na recuperação dos pacientes.
Após a instalação, os profissionais da saúde passarão por um treinamento prático e teórico sobre o manuseio do equipamento, para que ele comece a ser utilizado no hospital.
Mais equipamentos
Em agosto de 2023 o Governo do Amapá investiu R$ 17 milhões na aquisição de 42 novos equipamentos para unidades de saúde de 11 municípios, de acordo com a necessidade hospitalar de cada um.
Entre os aparelhos, estão: raio-X fixo e móvel com braço articulado, arco cirúrgico, equipamento de sistema de radiologia computadorizada, aparelho de ecocardiografia, ultrassonografia com doppler, mamógrafo, tomógrafo e equipamento de ressonância magnética.