Judiciário realiza sessão de conciliação entre GEA e municípios sobre convênios para a área da saúde

0
1

prefeitposaudeee 1prefeitposaudeee 25

Em audiência pré-processual de conciliação, presidida pela desembargadora Sueli Pini, o Governo do Estado e municípios discutiram o retorno do repasse de verbas para a área da saúde por parte do Executivo estadual. A sessão ocorreu na tarde de quarta-feira, 4, no auditório da Câmara Única do TJAP, com a presença de representantes da Procuradoria e da Controladoria Geral do Estado, Ministério Público e prefeitos. Uma nova audiência foi marcada para o dia 19.

Presidente do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos, a desembargadora Sueli Pini parabenizou os envolvidos na sessão de conciliação. Para a magistrada, as partes fizeram a escolha mais correta ao optarem pelo diálogo. “Governo e municípios estão de parabéns. Assim, certamente chegaremos a um entendimento sobre a temática que é tão importante para todos nós cidadãos”, ressaltou.

prefeitposaudeee 2prefeitposaudeee 10

Otni Miranda de Alencar Júnior, controlador geral do estado do Amapá, evidenciou a importância da audiência de conciliação entre os interessados. “A Controladoria Geral entende que essa audiência é altamente relevante para que possamos contribuir para a melhoria no serviço de saúde básica nos municípios”, comentou.

O controlador geral reforçou ainda que o Governo do Estado tem interesse em fomentar recursos para os municípios, em especial para a execução de atividades como limpeza urbana e o combate de endemias. “Estamos dispostos a realizar este fomento, no entanto é necessário que os municípios concluam relatórios que estão pendentes e instalem sistemas de controle interno”, afirmou Otni Alencar.

Para isso a Controladoria propôs a realização de capacitação dos órgãos municipais e estaduais nas áreas de controle interno, captação de recursos, prestação de contas e tomadas de contas especiais para os servidores do estado e gestores dos municípios.

prefeitposaudeee 23

Presidente da Associação dos Municípios do estado do Amapá (AMEAP) e prefeito de Santana, Ofirney Sadala ressaltou que a temática da audiência é primordial para a melhor prestação de serviço público na área da saúde. Segundo o prefeito a retomada do convênio com o estado é extremamente necessária. “É um recurso que os municípios necessitam muito e, graças ao diálogo, estamos caminhando para uma solução positiva”, concluiu o gestor santanense.

Deixar uma resposta

Por favor, inscreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui