| A Medida motivada pela intensificação da estiagem ocasionada pelo fenômeno El Niño, busca captar recursos federais e agilizar a assistência humanitária e o combate a incêndios florestais.
Com o agravamento dos impactos, o município de Tartarugalzinho finalizou o decreto de situação de emergência, enquanto Calçoene está com o processo em andamentoO Governo do Amapá está montando todos os procedimentos administrativos para declarar situação de emergência em todo o estado, em função da forte estiagem que causa escassez hídrica e focos de calor com incêndios, intensificados pelo fenômeno El Niño. As ações são coordenadas pela Defesa Civil Estadual e Secretaria de Assistência Social (Seas).
Com o agravamento dos impactos, o município de Tartarugalzinho finalizou o decreto de situação de emergência, enquanto Calçoene está com o processo em andamento. As medidas visam também obter recursos complementares do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), além dos esforços que já vêm sendo realizados pelo estado.
O fenômeno El Niño gera efeitos diretos como incêndios florestais e escassez hídrica.Como resposta imediata, o Governo do Amapá já planeja a assistência humanitária às comunidades afetadas, garantindo ações essenciais como a entrega de água potável e segurança alimentar com o repasse de kits de alimentos. As iniciativas buscam mitigar os impactos da estiagem nas regiões mais afetadas.
Governo do Amapá está montando todos os procedimentos administrativos para declarar situação de emergência em todo o estado, em função da forte estiagem que causa escassez hídrica e focos de calor com incêndios”O fenômeno El Niño gera efeitos diretos como incêndios florestais e escassez hídrica. Para combater as queimadas, o Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais atuam na Operação Protetor do Bioma Amapá Verde, com ações preventivas e reativas em todo o estado. Já o impacto da falta d’água e o isolamento de comunidades ribeirinhas são monitorados pela Defesa Civil, que trabalha para garantir o fornecimento de água potável às populações afetadas”, destacou o secretário estadual da Defesa Civil, coronel Frederico Medeiros.
Redação Secom |