Os produtos certificados com o Selo Amapá sempre estão presentes na casa da auxiliar de enfermagem, Andreia Silva, de 43 anos. Moradora de Santana, ela adquiriu mais produtos amapaenses e está concorrendo à promoção “Se é do Amapá, é Muito Bom”, do Governo do Estado. Na compra de dois itens com o Selo, os consumidores concorrem a vale-compras. Essa é uma estratégia alinhada com o Plano de Governo para fortalecer as atividades econômicas do estado.
Andreia comprou dois itens produzidos no estado: feijão e polpa de fruta. A promoção, “Se é do Amapá, é Muito Bom” está disponibilizando mais de 1 milhão de cupons para o sorteio de 300 vales-compras, cada um no valor de R$ 1 mil.
“Aproveitei que estava próximo do supermercado para fazer compras. Meu marido gosta muito de experimentar marcas diferentes e sempre adquirimos produtos novos. Essa é uma maneira de conhecer mercadorias, além de incentivar a economia do Estado”, destacou a cliente.
Atualmente, mais de mil artigos são certificados e 190 empresas participam da iniciativa, que valoriza o comércio. A campanha é coordenada pela Agência de Desenvolvimento Econômico (Agência Amapá), em parceria com a Associação Amapaense de Supermercados (Amaps). A expectativa é que cerca de 2 mil produtos sejam comercializados. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, Josué Rocha, reforçou que ao adquirir um produto com o Selo Amapá, o consumidor estimula a geração de emprego e renda no Estado.
“Nesta edição aumentamos o número de vale-compras de mil reais, agora a chance de ganhar é três vezes maior. Essa ação realizada pelo Governo do Estado é muito importante, é bom para o cliente e para os empreendedores”, concluiu Josué.
A campanha conta com investimentos de R$ 540 mil, do Tesouro Estadual e articulação do senador Randolfe Rodrigues. “Se é do Amapá, é Muito Bom”, também tem parceria com o Sebrae.
Selo Amapá
O certificado emitido pelo Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento do Amapá assegura o uso de matéria-prima amapaense e garante que a produção respeita o controle de qualidade e as leis ambientais e trabalhistas. Mais de 150 empresas já fabricam itens certificados com o Selo Amapá, entre os produtos estão: farinha e goma de tapioca, chips de macaxeira, mel, sorvete, picolé, polpas de açaí, pimenta e temperos para carne, entre outros.
Plataforma digital
Ainda em 2023, o Governo do Estado lançou o Sistema Selo Amapá, que modernizou a solicitação da certificação da origem dos produtos tucujus. Com a plataforma, empreendedores de qualquer lugar do estado, com acesso à internet, poderão acessar o site e dar entrada no documento para obter o certificado. O atendimento é em tempo real e possibilita o acompanhamento de todas as fases do processo.