Abertas as inscrições para o Projeto Jovem Senador 2018 – Correio Amapaense

Abertas as inscrições para o Projeto Jovem Senador 2018

Representante de cada Estado vai vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República.

 

 Foto: Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa

Estudantes do ensino médio regular, ensino técnico na modalidade integrada ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados em escolas da rede estadual, já podem se inscrever para participar do Programa Jovem Senador. A inciativa proporciona aos estudantes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. As inscrições estão abertas e seguirão até o dia 17 de agosto.

Para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado em escola pública estadual, no ensino médio, e ter até 19 anos. Ele precisa, ainda, ter disponibilidade para participar da fase presencial do programa, em Brasília (DF), no período de 19 a 24 de novembro de 2018. As escolas deverão promover um concurso de redação interno entre os alunos e enviar o melhor texto à Secretaria de Estado da Educação (Seed), que fará a seleção de três redações para representar o Amapá na etapa nacional.

Neste ano, o tema da redação será “A Constituição Cidadã 30 anos depois”. O candidato deverá desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa, de 20 a 30 linhas. Serão selecionados, em processo de três etapas, 27 vencedores — um por unidade da Federação. A primeira etapa consiste na seleção e inscrição do aluno pela escola; a segunda, seleção nos estados e no DF, e a terceira etapa: seleção e classificação nacional no Senado Federal.

As 27 redações vencedoras, com a classificação dos três primeiros lugares em nível nacional, serão divulgadas até 11 de outubro de 2018. Os nomes dos 81 alunos finalistas, dos seus professores orientadores e de suas escolas serão divulgados pelo Senado Federal e publicados no site www.senado.leg.br/jovemsenador.

No Senado Federal, uma comissão julgadora é formada para classificar os textos de cada uma das unidades da Federação e também o primeiro, o segundo e o terceiro colocados nacionais.

Os autores das 27 melhores redações — um por unidade da Federação — são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas.

A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Sobre o programa

O Projeto Jovem Senador é realizado anualmente e tem como objetivo estimular a reflexão sobre política, democracia e exercício da cidadania, bem como contribuir para o processo de formação da cidadania ao incentivar a reflexão sobre o papel da Constituição brasileira na organização do Estado e na defesa dos direitos e deveres dos cidadãos.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION