Ação de incentivo à leitura: Biblioteca do MP-AP recebe visita de alunos da rede pública

0
1

projeto de incentivo a leitura do MP

Histórias contadas, leituras e visita ao prédio do Complexo Cidadão Centro do Ministério Público do Amapá (MP-AP) e a Biblioteca institucional fizeram parte do roteiro interativo realizado pelos alunos da Escola Estadual de Educação Popular Professor Paulo Freire. A visita realizada na última sexta-feira, 23, faz parte do Projeto “As bibliotecas públicas no Estado do Amapá: diagnóstico situacional”.

O projeto é de autoria da bibliotecária do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Biblioteca (CEAF/Biblioteca), Leididaina Araújo e Silva, e cerca de 26 alunos participaram da última visita, acompanhados pelas professoras Telma Oliveira, Marilene Nascimento e Maria Jacira.

No primeiro momento, houve a apresentação da Biblioteca do MP-AP e explicação de sua importância como espaço de preservação da memória para a sociedade. Em seguida, a contadora de histórias Ângela de Carvalho, com o Projeto Angelita: contar, encontrar e encantar”, divertiu os alunos com um jeito lúdico de representar as narrativas, com a história “Jarro da Memória” de Cláudio Galperim, sempre lembrando o quanto o registro dos momentos é importante para guardar e resgatar as experiências vividas.

“Esses estudantes tiverem oportunidade de conhecer um pouco mais do mundo da leitura através do projeto, além de conhecer algumas profissões que atuam no Ministério Público. É muito gratificante podermos apresentar para esses jovens, que a leitura é a principal ferramenta para que eles possam realizar suas conquistas”, ressaltou Mariana Ribeiro, servidora do CEAF, que conduziu a visita.

O intuito do projeto é realizar um levantamento das Bibliotecas do Estado, além de fortalecer a aproximação de jovens com a leitura. Paralelo ao levantamento, a intenção é também despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela leitura, para o reconhecimento das bibliotecas e para que elas não sejam perdidas gradativamente.

 

SERVIÇO:

Luanderson Guimarães

Deixar uma resposta

Por favor, inscreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui