Águas do Rio Jari voltam a subir – Correio Amapaense

Águas do Rio Jari voltam a subir

Nesta segunda feira (28) o nível do rio Jari, voltou a aumentar e impediu o retorno para casa de quase 90 famílias que estavam em abrigos temporários e de outras 206 que foram para a residência de parentes após a cheia em Laranjal do Jari.
A Defesa Civil informou que a medição mais recente feita às 16h desta segunda-feira (28) mostrou o rio com 2,32 metros acima do nível normal.
As famílias desabrigadas estão nas escolas Mineko Hayashida e Zélia Conceição, que devem ter as aulas retomadas em 4 de junho. Na maioria dos colégios da cidade, as atividades foram retomadas nesta segunda-feira. Algumas unidades passam por reparos antes do retorno.
No pico da cheia, a partir de 10 de maio, o nível chegou a ultrapassar os 2,75 metros e atingiu a parte baixa da cidade, invadindo casa, prédios públicos e interrompendo o tráfego.

Situação de emergência

A cheia do Rio Jari, devido às fortes chuvas registradas no Amapá, inundou, pelo menos, dez bairros de Laranjal do Jari. Devido aos danos, a prefeitura decretou situação de emergência no dia 18 de abril.
A inundação atingiu pelo menos 3,7 mil imóveis no município, desde o dia 9 de abril, quando iniciou o aumento no nível do rio.
As residências parcialmente inundadas em vários bairros da cidade receberam água potável, distribuída numa embarcação com caixas d’água. Em pontos menos alagados, a distribuição acontece com carros-pipa. Além das casas, quatro escolas municipais, três estaduais e um posto de saúde foram atingidos pela enchente.
FONTE JN

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION