Alunos de escola municipal de Macapá participam do ‘Circuito do Conhecimento’ no Museu Sacaca

0
147

Mais de 30 crianças participaram da programação nesta terça-feira (14).

Por Léo Nilo* – Secretaria Municipal de Educação

Estudanes da Emei Pai Nosso em visita ao Museu Sacaca | Foto: Ingra Tadaiesky/Semed

 

Os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pai Nosso, no bairro Santa Rita, tiveram uma manhã especial nesta terça-feira (14). As turmas do 1º e 2º período da unidade visitaram o Museu Sacaca para conhecer na prática os conteúdos abordados em sala de aula. A programação faz parte do Circuito do Conhecimento, projeto da Prefeitura que leva os estudantes para diversos pontos culturais de Macapá.

A visita foi guiada por professores da escola e profissionais do espaço. Os mais de 30 estudantes da unidade foram conduzidos pelos ambientes históricos e puderam conhecer de perto a cultura de Macapá, ao entrar em contato com a fauna e flora do município.

 

Com olhar curioso e atento, a estudante do 2º período, Scarlet Gabriele, aproveitou a visita para tirar dúvidas sobre a história amazônica. “Aprendemos na escola sobre as ocas indígenas, e aqui nós conseguimos entrar em uma. Eles não tinham energia, então é escura. Gostei muito de ver”, comentou empolgada a estudante.

Transformar espaços da cidade em sala de aula é justamente o objetivo do Circuito do Conhecimento, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) desde 2021. A iniciativa complementa o desenvolvimento educacional e humano das crianças, com ensinamentos sobre a identidade, história e tradições amapaenses.

Estudantes da Emei Pai Nosso conhecendo o interior de uma oca indígena | Foto: Ingra Tadaiesky/Semed

 

A professora do 2° período, Thaylana Soraya, conta que na ação várias crianças da Emei Pai Nosso visitaram um museu pela primeira vez, o que ressalta a importância da iniciativa.

“Aqui, as crianças puderam vivenciar muitos conteúdos que trabalharam em sala de aula, como os costumes indígenas. Assim, elas se aproximam da cultura e da história do nosso Estado”, conta a professora.

O Circuito do Conhecimento já levou os estudantes da rede municipal a vários espaços importantes de Macapá, como o Bioparque e a Fortaleza de São José. As visitações seguem ao longo do ano em diversas escolas municipais.