O investimento no Festival Brasil Sabor faz parte da política de fortalecimento do turismo, a partir de grandes eventos, estabelecida no Plano de Governo da gestão, com a finalidade de aquecer a economia e gerar mais emprego e renda para a população.
“O Governo do Estado não mede esforços para consolidar o Amapá como um local merecedor de receber grandes eventos. Sediar concursos nacionais como o Abrachefs abre uma série de oportunidades de emprego, renda, aquecimento da economia local e de entretenimento para a população amapaense”, destacou Syntia Lamarão, secretária de Turismo do Amapá.
Para o coordenador do Festival Brasil Sabor, Sandro Bello, inserir o estado em um roteiro de grandes eventos de gastronomia é um trabalho que fortalece o setor.
“Receber a etapa nacional do Abrachefs é muito importante para desenvolver nossa gastronomia, que é tão rica. O Amapá faz parte da Amazônia, onde existe uma diversidade de frutos e produtos. Essa diversidade de sabores encanta profissionais do Brasil todo”, ressaltou Sandro Belo.
Há seis anos atuando como chefe de cozinha, Fabrício Pires, de 35 anos, representou o Amapá no Abrachefs 2024. Ele conta que esta foi a primeira competição nacional de gastronomia que participou.
“Nunca tinha participado de um evento tão grande e importante como esse. Para mim, está sendo um momento muito especial por poder mostrar as minhas habilidades e aprender novas técnicas, por meio da troca de experiência com os colegas dos outros estados”, pontuou o representante amapaense.
Abrachefs 2024
Com 26 chefs de todo o país na disputa, o concurso gastronômico escolheu, por meio de sorteio, os pratos que cada profissional deveria apresentar. Para testar as habilidades dos competidores, as receitas tinham que ser preparadas em até 50 minutos.
Para garantir a total lisura da competição, os chefes de cozinha foram avaliados por um corpo de jurados conceituados, composto por três chefs internacionais franceses e um peruano.
A etapa nacional do Abrachefs 2024 foi vencida pelo chef Gustavo Satil, de 30 anos, do estado de Goiás, que preparou uma receita com base no filé de filhote.
“Fiz um mosaico de filhote semi cru, selado com molho francês de gordura, azeite e limão e um tuile, que é um crocante de fubá. Quando fui sorteado para fazer um prato com o filhote, já estava com uma ideia sobre o que iria fazer e deu certo”, disse o vencedor do Abrachefs 2024.
O segundo lugar da competição de gastronomia ficou com André Boratto, de 48 anos, do estado de São Paulo. Já o terceiro foi para Roraima, representado pelo chefe Jorge Cardoso, de 37 anos.