Casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no estado aumentaram 493% apenas no mês de janeiro, segundo dados do Sinan.
Houve um crescimento dos casos de doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, sendo a dengue a mais registrada no Amapá. Apenas no mês de janeiro, surgiram 691 notificações dos casos, com 234 confirmados. Um aumento de 139% comparado ao mês janeiro de 2023, que registrou 98 casos. A Região Norte teve alta de 54%, com mais de 8 mil registros da doença.
De acordo com os dados divulgados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), organizados pelo Ministério da Saúde no Painel de Monitor das Arboviroses, o Amapá ocupa o sexto lugar no ranking nacional de estados com a maior alta de dengue, registrando um aumento de 493% apenas no início do ano, comparando a todos os meses de 2023.
No país, apenas nas quatro primeiras semanas do ano, mais de 200 mil casos foram registrados, com um aumento de 252% em proporção nacional.
Veja as unidades da Federação com mais altas:
- Rio Grande do Sul – 2.825%
- Santa Catarina – 1.668%
- Paraná – 1.302%
- Rio de Janeiro – 1.130%
- Distrito Federal – 1.032%
- Amapá – 493%
E segundo os dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do Amapá, os casos notificados são nos municípios de Macapá, Laranjal do Jari, Santana, Tartarugalzinho, Serra do Navio, Calçoene, no município de Amapá e Oiapoque, onde um óbito foi registrado e outros casos estão em investigação.
O município de Oiapoque, no extremo norte do Amapá, decretou estado de emergência na última quinta-feira (1º), até então, foram registrados 461 casos suspeitos, sendo 123 positivos para dengue. O município registrou o maior número de casos do estado.
No dia 10 de janeiro um homem de 25 anos morreu de dengue hemorrágica. A prefeitura informou que equipes estão intensificando as ações em áreas de maiores incidências de casos
O Laboratório de Fronteira da superintendência realiza a análise dos casos suspeitos e recebeu mais técnicos para o suporte das ações em Oiapoque.
A SVS destacou que campanhas de vacinas contra doenças como influenza e covid, para o aumento da imunidade da população estão sendo realizadas no município. O Governo do Amapá afirmou que as campanhas de limpeza e conscientização contra a dengue serão fortalecidas no estado
Sorotipos circulantes
A SVS apontou que existem quatro tipos de variantes de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, todos foram registrados no Amapá, sendo a Den-1, Den-2, Den-3 e a Den-4, que está em investigação no estado, os sintomas são os mesmos e consistem em dores no corpo e articulações, entre outros sintomas que podem se agravar conforme a imunidade do hospedeiro.
Veja Também: