Amapá tem a segunda maior cobertura vacinal contra Influenza do país

0
85
Pelo menos cinco municípios do Estado já ultrapassaram a meta de 100%. Campanha se estende até o dia 1 de junho.

 

 Foto: Nathan Zahlouth / SVS
Até o momento, mais de 127 mil pessoas já tomaram a vacina contra a Influenza

A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) no Amapá já se aproxima de alcançar a meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). O Estado tem o segundo melhor desempenho do país, de acordo com o monitoramento do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

Até esta quarta-feira, 23, a cobertura vacinal alcançou um total de 84,08%. Pelo menos cinco municípios já ultrapassaram a meta de 100%: Amapá (103,20%), Calçoene (106,25%), Cutias (122,99%), Porto Grande (119,54%) e Tartarugalzinho (106,52%).

Do público-alvo, mulheres no pós-parto têm o maior índice de pessoas vacinadas, com 137.7%. A previsão da Unidade de Imunobiológicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (UI-SVS) é que 150.992 pessoas sejam imunizadas. Até o momento, o alcance foi de 127.221 vacinados. Foram distribuídas 178 mil doses da trivalente para todos os municípios.

De acordo com a chefe da UI-SVS, Andréa Marvão, a distribuição das vacinas pelo Estado ocorreu dentro do cronograma estabelecido e combinado com as ações para impulsionar o alcance das metas. Essas medidas foram determinantes para que o Amapá avance na imunização.

“No dia D de vacinação, conseguimos dar um salto em nossas atividades, com a cooperação de todos os municípios envolvidos. Agora, o trabalho deve ser reforçado para que a população do Amapá, em mais um ano, ultrapasse o percentual estabelecido pelo Ministério da Saúde, o que significa que teremos uma população livre das complicações causadas pela Influenza”, destacou Marvão.

Em 2017, o Amapá alcançou o maior percentual de cobertura vacinal do país contra a Influenza. Foram vacinadas 156.146 pessoas, 100,92% da meta do programa, que era de 154.717 imunizações.

A campanha de vacinação contra a Influenza se estenderá até o dia 1 de junho, nas Unidades Básica de Saúde (UBSs) dos 16 municípios. No Dia D, ocorrido em 12 de maio, a SVS disponibilizou um posto de atendimento dentro do Centro de Promoção Humana Frei Daniel Samarate, os Capuchinhos, em Macapá.

Deixar uma resposta

Por favor, inscreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui