Amapá ultrapassa meta de cobertura vacinal contra a Influenza

0
3
Mulheres no pós-parto e população indígena são os segmentos com a maior quantidade de doses aplicadas. Campanha foi prorrogada até 15 de junho.

 

 Foto: Nathan Zahlouth
Desde abril, a SVS já garantiu o abastecimento dos 16 municípios com as doses da vacina trivalente

O Amapá ultrapassou a meta de cobertura vacinal contra a Influenza (gripe) recomendada pelo Ministério da Saúde (MS). Até esta quarta-feira, 30, o Estado já havia alcançado 93,72% do público-alvo da campanha. A indicação do MS era de que a vacina trivalente fosse aplicada em pelo menos 90%.

Nos 16 municípios, foram aplicadas 141.504 doses. O Amapá é o segundo estado a alcançar a meta. Somente três municípios ainda não atingiram o percentual de cobertura vacinal: Santana, Itaubal e Mazagão.

O município com o maior índice de pessoas vacinadas é Porto Grande, com 119,54% da meta. Já o segmento com maior quantitativo de vacinados é o de mulheres puérperas (até 45 dias após o parto) com 144,45%, seguidos da população indígena com alcance de 121,65%.

Prorrogação da campanha

De acordo com a chefe da Unidade de Imunobiológicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Andréa Marvão, em virtude da greve dos caminhoneiros, a campanha de vacinação será prorrogada até o dia 15 de junho.

A partir do dia 18 de junho, os municípios que ainda não atingiram a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) de 90% deverão buscar estratégias para continuar vacinando os grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, como hipertensão arterial, diabetes, doenças respiratórias, etc.

Crianças entre 5 e 9 anos e adultos entre 50 e 59 anos também poderão se vacinar com a trivalente a partir do dia 18.

Cobertura vacinal

Desde abril, a SVS já garantiu o abastecimento dos 16 municípios com as doses da vacina trivalente. Em 2017, o Amapá alcançou o maior percentual de cobertura vacinal do país contra a Influenza. Foram vacinadas 156.146 pessoas, 100,92% da meta do programa, que era de 154.717 imunizações.