Amapá vai descentralizar reposição sanguínea em hospitais de Macapá

0
1
Com a descentralização, o HCA e Hcal poderão receber recursos federais para o procedimento, além de dar celeridade ao atender usuários.

 

 Foto: Arquivo/Secom
A previsão é que o serviço seja implantado em 30 dias nos dois hospitais

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) efetivará o processo de descentralização da agência transfusional, responsável por receber e armazenar o sangue já processado e pronto para a aplicação. O serviço será implantado no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) e no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) que, atualmente, dispõem do armazenamento por meio de outras agências. A iniciativa busca melhorar o fluxo e dar mais celeridade à reposição sanguínea.

Os hospitais são as duas únicas do estado que não tinham suas próprias agências transfusionais. A previsão é que o serviço seja implantado em 30 dias, para que os hospitais organizem a estrutura para receber os equipamentos. Durante este período, o suporte será dado pelo Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap).

O diretor-presidente do Hemoap, Sávio Ferreira, prevê que este suporte comece até segunda-feira, 30. “Para isso, já vamos mobilizar o corpo técnico e organizar a parte estrutural com sala e equipamentos”, adiantou.

O suporte para os dois hospitais era dado pela agência transfusional ao lado da Unidade de Nefrologia do Hospital de Clíncas Alberto Lima, a qual será desativada, uma vez que, cada unidade hospitalar irá dispor de uma própria.

Segundo a secretária adjunta de Assistência à Saúde, Hely Costa, a descentralização, além de dar mais celeridade para atender aos usuários, pode contribuir com o faturamento de cada hospital. “Essa é uma medida que estava prevista no Plano Plurianual para regulamentar o serviço nas unidades, como estabelece o Ministério da Saúde. Com as agências regulamentadas, os hospitais poderão receber recursos federais para esse procedimento”, explicou.

Deixar uma resposta

Por favor, inscreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui