Amapá voltará a emitir visto de trânsito para quem necessita ir à Guiana Francesa, diz ministro Gilles Picassu

0
18

09

 

 

 

 

 

 

08

 

 

 

 

 

O ministro conselheiro da Embaixada da França no Brasil, Gilles Pecassou, informou na segunda-feira (5) que o Amapá voltará a emitir visto de trânsito de até cinco anos de duração para brasileiros que necessitam ir à Guiana Francesa, seja para turismo, visita ou mesmo a trabalho.
O anúncio foi uma resposta ao questionamento feito pela deputada Cristina Almeida, que representou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Kaká Barbosa (Avante), sobre a transferência do serviço de emissão de visto do estado para Brasília (DF). “O Amapá foi duramente castigado com essa decisão”, sustentou a parlamentar, que é integrante da Comissão de Relações Exteriores do Poder Legislativo.
A revelação do retorno do serviço de emissão de visto pelo Amapá foi denominada pelo ministro de retorno da cooperação transfronteiriça com o Brasil. Por outro lado, Gilles Pecassu não determinou uma data para a retomada de emissão de visto pelo estado. “Estamos ainda no aguardo da contratação de uma pessoa para reinstalarmos a Agência Consular da França no Amapá; assim que encontrarmos essa pessoa, os serviços serão reiniciados”, informou.
A informação foi repassada durante a audiência pública que aconteceu no auditório do Ministério Público Estadual, e contou ainda com a participação do deputado Paulo Lemos (Psol), do subprocurador-geral do MPE, Nicolau Crispino, representantes do Governo do Estado, do Exército Brasileiro, integrantes da Bancada Federal do Amapá, além do prefeito de Macapá, Clécio Luís.