Após denúncias polícia prende homem com uma tonelada de Tantalina no Porto de Santana

0
29

Um homem, de 31 anos, foi flagrado transportando ilegalmente mais de uma tonelada de tantalita no Amapá, informou a Polícia Militar (PM). O flagrante, ocorrido na segunda-feira (21), foi feito dentro de uma embarcação em Santana, ele foi Superintendência da Polícia Federal,  foi  lavrado um  auto de infração ambiental e termo de apreensão após flagrante.

atualizando…

 

 

A tantalita é um minério considerado de alto valor comercial

é um mineral composto de nióbio e tântalo, com fórmula química [(Fe,Mn)(Ta,Nb)2O6]. É um minério bastante valorizado e aplicado na indústria eletrônica pois oferece resistência ao calor.Além disso, ele é usado na indústria do vidro, por aumentar o índice de refração, no aço cirúrgico, sendo não-reativo nos tecidos corporais. As maiores reservas deste mineral encontram-se nos estados de Roraima (com predominância no sul do estado) e Amapá no Brasil, com quase 52,1% das reservas de todo o mundo.

Ele forma série com a columbita e normalmente estão associados nas jazidas, onde são chamados de columbita-tantalita em muitos guias, ou também na forma abreviada Coltan. Eles possuem características similares já que possuem a mesma estrutura e propriedades químicas similares (tântalo e nióbio são muito similares). A diferença é que a tantalita tem mais tântalo e a columbita tem mais nióbio. Ambos podem ser encontrados em razoavelmente próximos em pegmatitos graníticos ricos em lítio e fósforo, com limites concentrados de columbita no pegmatito e a tantalita no centro.Além do seu uso em telefones celulares, os capacitores de tantalita em estado sólido também são utilizados em circuitos de computadores, vídeo, câmeras e ainda em eletrônica automotiva, militar e equipamentos médicos. Outros usos podem ser mencionados para o tântalo, como o de carbetos de tântalo em ferramentas de corte, superligas na indústria aeronáutica para fabricação de turbinas especiais, produtos laminados e fios resistentes à corrosão e a altas temperaturas. Os produtos que podem substituir o tântalo, mas usualmente com menor eficiência são o nióbio em superligas e carbetos, o alumínio e cerâmicas em capacitores eletrônicos.