Após reforma, UBS Fluvial vai ampliar atendimentos para comunidades ribeirinhas de Macapá

0
113

Estrutura vai disponibilizar novos serviços, entre eles, ultrassom, raio-x e testes do olhinho, linguinha e orelhinha.

Por Ana Cleide Torres – Secretaria Municipal de Saúde

Unidade Fluvial está atracada no bairro Fazendinha I Foto: Abel Neto/PMM

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Dra. Célia Trasel recebe os últimos reparos para a entrega à comunidade pela Prefeitura de Macapá. A estrutura vai retomar os atendimentos de ribeirinhos com novos serviços, entre eles, ultrassom, raio-x e testes do olhinho, linguinha e orelhinha.

Parada após apresentar problemas estruturais que comprometiam os funcionamento de forma segura, a UBS está com 95% dos trabalhos de reforma concluídos.

“A ativação da UBS vai somar com as ações de saúde já executadas pelo Município. Vamos reforçar o atendimento nas localidades carentes e garantir assistência à população ribeirinha levando o programa ‘Saúde Para Todos’ para essas pessoas”, detalha a secretária municipal de saúde, Erica Aymoré.

A embarcação conta com equipamentos para exames laboratoriais, curativos e suturas, consultório odontológico, farmácia, sala de vacina, consultório médico e de enfermagem, com capacidade para 100 atendimentos diários.

“Estamos nos últimos ajustes para fazer a entrega do equipamento ainda esse mês de junho. Vamos montar o cronograma da unidade para que alcance todas as comunidades”, destaca a titular.

A UBS Fluvial foi adquirida em 2019 através do programa do Ministério da Saúde, que fez repasse de R$ 1.879.450,00 para a compra da unidade e contrapartida do município de R$ 75.578,00. Além de contar com recursos enviados pelos senadores Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre, e pelo deputado federal André Abdon, para compra de matérias permanentes.

O retorno da embarcação é uma das iniciativas do programa Saúde para Todos, maior plano de ação já anunciado na gestão da capital. Ele apresentado pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan, no dia 10 de maio e lista mais de 20 atividades e projetos que estão sendo desenvolvidos ou serão implantados ainda esse semestre.