Audiência pública tratará sobre implantação da Fazenda da Esperança no Amapá – Correio Amapaense

Audiência pública tratará sobre implantação da Fazenda da Esperança no Amapá

 

O presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), deputado Jaci Amanajás (MDB), usou o Grande Expediente da sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado, nesta terça-feira (24), para convidar todos os deputados e deputadas a participar da audiência pública, que ocorrerá nesta sexta-feira (27). O evento, aberto ao público, será às 9h, no plenário provisório da Alap, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, e tratará sobre a implantação, no Amapá, da Fazenda da Esperança, instituição de nível internacional destinada à recuperação de dependentes químicos.

Ressaltando que a iniciativa é da comissão que preside, o parlamentar destacou a importância da instituição no âmbito mundial. “Convido todos os meus colegas e as entidades que tratam sobre a questão das drogas, e toda a população amapaense para a audiência pública, promovida não por este deputado, mas pela Comissão de Direitos Humanos. A Fazenda da Esperança é uma entidade mundialmente conhecida e reconhecida pelo seu trabalho com os dependentes de droga. É a única do gênero, no Brasil, que tem certificação da Organização Mundial de Saúde [OMS] pela metodologia que utiliza, com recuperação de 80% dos acolhidos”, garantiu Jaci.

03Para o deputado Charles Marques (DC), são projetos dessa magnitude que valorizam a atividade política. “A Fazenda da Esperança, o Hospital de Amor de Barretos e a Apac [Associação de Proteção e Assistência aos Condenados] são os três principais projetos que estão sendo trazidos para o Amapá com a participação direta dos integrantes desta Casa de Leis. E isso é motivo de orgulho para todos nós, parlamentares, que estamos empenhados nessa tarefa. Vale a pena divulgarmos isso, porque precisamos ter essa motivação para dizer que temos orgulho de ser amapaense, de ser político e do resultado que nossos mandatos têm trazido para a sociedade amapaense”, enalteceu.

02O deputado Ericláudio Alencar (PDT) também se manifestou e defendeu a implantação no estado de instituições que promovem a ressocialização. “Poucos sabem que a Organização Mundial da Saúde já catalogou a dependência química como uma doença, que, como tal, precisa de tratamento. E a Fazenda da Esperança representa a própria esperança de centena de jovens atingidos pelo vício e pela dependência química. Projetos como esse e como as Apacs, que ressocializa detentos, com 70% de recuperação, merecem nosso apoio e o aplauso da sociedade”, defendeu.

Com previsão para iniciar as atividades em julho deste ano, a Fazenda da Esperança será instalada em terreno cedido pela Diocese de Macapá, localizado no ramal que dá acesso à comunidade de São José do Matapi, no município de Santana.

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION