No estado, o Batalhão Ambiental é um importante instrumento da segurança pública, atuando no policiamento fluvial, fiscalização de portos, combate ao desmatamento, queimadas, poluição sonora e muitos outros serviços.
Para a comandante em exercício da corporação, major Cirlei Rodrigues, ao longo desses 27 anos, o batalhão tem desempenhando um importante papel de fortalecimento da defesa social, principalmente, no que se refere à preservação ambiental do estado.
“O Amapá é o estado mais preservado do Brasil, um resultado muito positivo e que é reflexo do trabalho realizado pelo Batalhão Ambiental em conjunto com os órgãos que atuam na proteção do meio ambiente”, destacou a militar.
Atualmente, a corporação conta com um efetivo de 124 militares, onde a maioria dos postos de comando é ocupado por mulheres.
“Esse dado mostra que as mulheres também estão podendo ocupar postos de comando dentro da segurança pública do Amapá, que é o caso aqui do Batalhão Ambiental. Eu vejo isso como algo positivo, que vem sendo fortalecido pelo Governo do Estado”, pontuou a comandante.
Hoje, o batalhão possui bases fixas no arquipélago do Bailique, em Macapá, e na Região dos Lagos, que engloba os municípios de Pracuúba, Amapá e Tartarugalzinho. Mas as equipes atuam em todo o estado.
Fortalecimento
Em abril, o governador Clécio Luís entregou novos equipamentos operacionais para o Batalhão Ambiental, com investimentos que somam quase R$ 800 mil, frutos do Fundo Especial de Recursos Para o Meio Ambiente (Ferma).
Foram repassadas uma caminhonete, uma voadeira com motor, uma carreta reboque 7,5 metros e quatro decibelímetros, que são medidores de níveis de pressão sonora e serão utilizados para auxiliar nas ações policiais no combate a prática de crimes como poluição sonora e perturbação do sossego.
Programação comemorativa
Para celebrar o aniversário de 27 anos, uma grande programação com oficinas de capacitação, brincadeiras e exposição de equipamentos usados pela unidade nas operações de fiscalização. O evento acontece na sexta-feira, 10, e sábado, 11, a partir das 15h, no Amapá Garden Shopping, na Zona Sul de Macapá.
Durante a exposição, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre o dia a dia das atividades e missões do batalhão voltadas para a proteção e conservação do meio ambiente.
Haverá também demonstração de equipamentos como decibelímetro, aparelho usado para medir a intensidade de sons e vibrações nas operações de fiscalização de ruídos e barulhos, GPS, drones, além de materiais utilizados na captura de animais silvestres.
A exposição conta com a participação de órgãos ambientais e parceiros como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Ibama e ICMBio.