CHUVA: CUIDADOS COM ENERGIA ELÉTRICA DEVEM SER REDOBRADOS

0
1

A maioria dos acidentes  é causada por instalações elétricas fora dos padrões de segurança

Com a chegada do inverno amazônico, as chuvas se tornam frequentes em todo Amapá e, com elas, aumentam os perigos de choque com a rede elétrica. Pensando em evitar esse tipo de problema, a CEA faz algumas recomendações aos seus consumidores para evitar acidentes.

Segundo o engenheiro de segurança da CEA, Marconi Andrade, a maioria dos acidentes envolvendo eletricidade acontece em função de instalações elétricas fora dos padrões de segurança. Em período de chuva, os problemas aumentam “é preciso conhecer e respeitar as normas de segurança e, redobrar os cuidados com a eletricidade” destaca o engenheiro.

A água é uma potencial condutora de energia. Durante as chuvas, devemos evitar contato com postes de energia, fios e manuseio de equipamentos elétricos. Também é importante que, ao primeiro sinal de tempestade, busquemos um abrigo seguro.

A os cuidados para a prevenção de acidentes devem ser permanentes, boas instalações elétricas são essenciais para resguardar a segurança das pessoas e dos equipamentos eletroeletrônicos . Ao observar uma chuva forte e, principalmente, se houver trovoadas, é recomendável que os disjuntores internos sejam desligados para evitar um curto-circuito.

Veja mais dicas: 

 

Residências

Evite improvisos ao ligar os equipamentos elétricos (gambiarras), não ligue os aparelhos elétricos próximos a lugares úmidos ou molhados. Para manutenções na rede elétrica do imóvel, um profissional deve ser contratado.
Durante tempestades Procure abrigo seguro, evite estar dentro ou próximo de piscinas e rios para se prevenir de descargas elétricas com raios.
 

Enchentes

As águas das enchentes conduzem eletricidade com facilidade. Dependendo da tensão (“voltagem”) da fiação, a proximidade do pedestre imerso nessa água já pode ser perigosa ou fatal, mesmo que não toque na fiação.
 

 

Nas ruas

Não solte pipas (papagaios) em dias chuvosos, não tente socorrer vítimas que estão próximas de cabos partidos. Em caso de abalroamento (colisão) com o poste não saia do veículo e, se houver incêndio no veiculo, abra a porta e pule com os pés juntos, o mais longe possível, sem tocar na lataria do veículo.

Deixar uma resposta

Por favor, inscreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui