Comarca de Porto Grande realiza processo seletivo para bolsistas com avaliação por competência – Correio Amapaense

Comarca de Porto Grande realiza processo seletivo para bolsistas com avaliação por competência

foto (7).jpeg

Na Comarca de Porto Grande, a direção do Fórum realizou dois tipos de processos seletivos para contratação de bolsistas. Uma deles é de caráter social, por intermédio do qual adolescentes em risco social são selecionados; o outro mecanismo se deu por meio de prova. O diferencial deste ano é que processo seletivo teve o auxílio do método de avaliação por competências, seguindo orientação do titular da Vara de Competência Geral e diretor do Fórum de Porto Grande, juiz Esclepíades de Oliveira neto, que também preside o Comitê de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP).

foto (9).jpgSegundo o juiz, o processo iniciou com a visita a escolas públicas do município, onde foram selecionados os alunos com maior rendimento escolar. “Com essa lista em mãos, chamamos os jovens para se inscreverem no processo seletivo, para depois se submeterem à prova composta por 10 questões baseadas no método de gestão por competência”, informou o magistrado.

 

O titular explicou ainda que, antes dos candidatos preencherem a prova, passam por um curso de preparação ofertado pela própria Unidade Judicial. “No curso eles aprenderam um pouco de português, noções de informática e noções básicas de Direito e funcionamento da Justiça. Também aprendem sobre gestão por competência, quando são avaliados pelas suas habilidades”, esclareceu.

O processo teve a prova realizada na manhã da última segunda-feira (10) e contou com 45 inscritos, dos quais 7 foram aprovados para a próxima etapa que conta com uma entrevista onde será selecionado os que iram colaborar naquela unidade. O juiz Esclepíades defende que a realização da prova em forma de avaliação por competência é muito importante. “Nós estamos passando por um momento de implementação desse modelo no TJAP e realizar a prova utilizando estes critérios fortalece e coloca em prática tudo o que estamos discutindo dentro dos encontros do Comitê”, finalizou.

About the author

Related