Comarca de Porto Grande recebeu curso de formação para agentes de Proteção à Infância e realiza fiscalizações durante o 26º Festival do Abacaxi

0
22

PORTOCURSOINFAAA 1PORTOCURSOINFAAA 1

O Fórum da Comarca de Porto Grande recebeu um curso de formação para agentes de proteção do Comissariado da Infância e Juventude de Porto Grande e Ferreira Gomes. O curso ministrado por servidores do Juizado da Infância e Juventude de Macapá foi realizado em dois módulos, teórico e prático, que culminou com a fiscalização na 26ª edição do Festival do Abacaxi. O curso ocorreu entre os dias 13 e 16 de setembro e reuniu cerca de 20 agentes de Proteção.

O juiz titular da Vara Única de Porto Grande, Esclepíades Neto, explica que o curso se deu por uma necessidade de aperfeiçoamento dos agentes que atuam na cidade. “Nossa comarca possui um comissariado e sentimos que precisávamos dar uma capacitação para os nossos agentes, como Macapá é um referencial nesse ofício, solicitamos que os servidores do Juizado da Infância e Juventude viessem trazer conhecimentos sobre a prática de fiscalizações”, ressaltou.

 

O magistrado destaca que além do curso de capacitação, a ida de agentes de Proteção da Infância da Comarca de Macapá e Ferreira Gomes somados aos agentes de Porto Grande, significou um aumento no efetivo do comissariado durante a 26ª edição do Festival do Abacaxi.

“Foi uma experiência extremamente positiva, pois além de termos capacitado nossos colaboradores, conseguimos aumentar nosso efetivo de agentes durante o Festival, onde ocorre um grande fluxo de pessoas para o município de Porto Grande, e com esse reforço pudemos coibir ocorrências contra os menores na festividade”, salientou o magistrado.

PORTOCURSOINFAAA 7PORTOCURSOINFAAA 6

Para o magistrado outro ponto relevante foi a parceria firmada entre as comarcas de Porto Grande, Macapá e Ferreira Gomes. “Quando solicitamos o curso perante o Juizado da Infância e Juventude de Macapá, entramos também contato com a Comarca de Ferreira Gomes, que tem como titular o juiz Luiz Kopes Brandão, para que os agentes de lá também tomassem parte no conhecimento, e a ideia é prosseguir com esse trabalho, fazendo encontros anuais para esta troca de experiências”.

O curso foi ministrado pelos servidores do Juizado da Infância e Juventude – Área de Políticas Públicas e Medidas Socioeducativas da Comarca de Macapá, Rubens Barros Gomes, Virgílio Vieira Netto e Hannia Roberta Rodrigues Paiva da Rocha.

De acordo com Rubens Barros, o curso teve a finalidade de fortalecer o corpo de agentes de proteção da Comarca de Porto Grande. “Fomos convocados para fazer um curso de aperfeiçoamento e formação de Agentes de Proteção da Infância, levando um pouco do conhecimento que obtivemos durante todos estes anos de prática”.

PORTOCURSOINFAAA 20PORTOCURSOINFAAA 14

O curso foi dividido entre teoria e prática, no qual Rubens Barros ficou responsável por apresentar aos participantes do curso toda a parte jurídica das atividades do Comissariado, Hannia Roberta deu orientações sobre a parte psicológica e à Virgílio Vieira coube apresentar os conhecimentos práticos, dando exemplos do dia a dia das autuações e ações administrativas que ocorrem dentro da Comarca de Macapá.

“Nos dois primeiros dias fizemos treinamento e em seguida, aproveitando que estava acontecendo um grande evento dentro da Comarca de Porto Grande, que era o festival do abacaxi, fizemos uma grande ação prática de abordagem e ação do Comissariado da Infância e dos Conselhos Tutelares”

Rubens Barros avalia que a iniciativa foi muito bem sucedida e deverá ser expandida para outras comarcas do estado. “Tivemos um uma aceitação muito positiva dos participantes, saímos totalmente satisfeitos com os resultados que foram alcançados,
e o nosso objetivo agora é que a possamos expandir esse trabalho não somente para as comarcas de Ferreira Gomes e Porto Grande, mas assim como as demais do interior do nosso Estado”, finalizou.


Warning: require(/home/storage/d/5f/28/correioamapaense4/public_html/wp-content/plugins/td-standard-pack/Newspaper): failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/d/5f/28/correioamapaense4/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1532

Fatal error: require(): Failed opening required '/home/storage/d/5f/28/correioamapaense4/public_html/wp-content/plugins/td-standard-pack/Newspaper/' (include_path='.:/usr/share/pear7:/usr/share/php7') in /home/storage/d/5f/28/correioamapaense4/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1532
Erro › WordPress

Há um erro crítico no seu site.

Aprenda mais sobre depuração no WordPress.