Confira a programação de aniversário da Fortaleza de São José de Macapá

0
1
Haverá apresentações musicais, corte do bolo, cofee break, exposição de quadros, visitas monitoradas e shows de artistas locais.

 Foto: Maksuel Martins/Secom
A consequência mais marcante da construção da Fortaleza foi a criação e desenvolvimento da Vila de São José de Macapá, que deu origem à capital amapaense

O Governo do Amapá preparou uma programação para celebrar os 236 anos da Fortaleza de São José de Macapá, uma das principais edificações militares existentes no Brasil e um dos mais importantes monumentos do século XVIII, erguidos pelos portugueses. A organização do evento é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A programação ocorrerá durante todo o dia 19 de março, data de aniversário da fortaleza, começando às 9h com a cerimônia de abertura e segue até às 17h. Haverá apresentações musicais, corte do bolo, coffee break, exposição de quadros, visitas monitoradas, apresentação de grupos de capoeira, marabaixo, teatro, danças regionais e shows de artistas locais.

O historiador Hermano Araújo também estará à disposição da imprensa para falar sobre o projeto Aprender com a Fortaleza, desenvolvido nas escolas para difundir a história do monumento. E o assessor técnico, Jubi de Souza, falará sobre a conservação do patrimônio histórico.

Fortaleza

Inaugurada no dia 19 de março de 1782, a Fortaleza de São José de Macapá é considerada a maior fortificação do Brasil, segundo pesquisas arqueológicas da Universidade de Pernambuco. Ela foi erguida com o propósito de defender a Amazônia diante da possibilidade de uma suposta invasão francesa.

Apesar desse propósito, a fortificação nunca foi usada para qualquer confronto armado. A única batalha foi o “Red Bull BC One”, uma das maiores disputas de hip-hop “homem a homem”, ocorrida em 2017 com apoio do Governo do Amapá, para fortalecer o movimento no Estado.

Localizada em uma área extensa de quase 30 mil metros quadrados à margem esquerda da foz do rio Amazonas, a Fortaleza de São José é um dos mais antigos pontos turísticos da capital amapaense, sendo tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), em 22 de março de 1950 e elevado à categoria de museu em 2007.

A consequência mais marcante da construção da Fortaleza foi a criação e desenvolvimento da Vila de São José de Macapá, que deu origem à capital amapaense.

Rodolfo Júnior

Deixar uma resposta

Por favor, inscreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui