Corpo de Bombeiros realiza curso de salvamento veicular em parceira com GTA – Correio Amapaense

Corpo de Bombeiros realiza curso de salvamento veicular em parceira com GTA

O Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) realizou na manhã desta quinta-feira, 19, aulas práticas de instrução para os novos combatentes especialistas do 4º Curso de Salvamento Veicular, o treinamento conta com aulas teóricas sobre atendimento pré-hospitalar, comando e controle e salvamento veicular. Onde 23 oficiais participam da capacitação, que ocorrerá até dia 25.

Segundo o Tenente-Coronel Roberto Neri, Chefe de Operações do GTA, essa capacitação de salvamento em ocorrências de acidente de trânsito é importante para uma atuação positiva e segura em ocorrências dessa natureza. “Além disso, um avanço na área de salvamento veicular e trauma. Abordadas as práticas de retirada de vítimas presas às ferragens e manuseio de ferramentas e equipamentos. Atendendo a região metropolitana, rodovias estaduais e federais através da aeronave do GTA”, explicou o Tenente-Coronel.

O salvamento em ocorrências de acidente de trânsito com vítima presa nas ferragens é muito complexo, exigindo muita técnica da guarnição que deverá trabalhar em equipe, precisando de controle emocional, para atender pessoas com os mais diversos traumas e abaladas emocionalmente, diante de riscos diversos no local do acidente e quando o fator tempo é primordial. As atividades aconteceram em parceria com o Grupo Tático Aéreo do Amapá (GTA), no hangar do Aeroporto Internacional de Macapá, durante toda a manhã. Houve simulação de ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens.

About the author

Comunicólogo e Jornalista por formação, Rádio-apaixonado e Social Media. 23 anos. Fazendo a segunda graduação na Universidade Federal do Amapá, acadêmico de Letras/Francês.

Related

JOIN THE DISCUSSION