Cortejo de verão do Banzeiro Brilho de Fogo é sucesso no primeiro domingo de programação da estação mais quente do ano – Correio Amapaense

Cortejo de verão do Banzeiro Brilho de Fogo é sucesso no primeiro domingo de programação da estação mais quente do ano

Processed with VSCO with j2 preset

Processed with VSCO with fp4 preset

Processed with VSCO with j4 preset

Processed with VSCO with j4 preset

Processed with VSCO with fp8 preset

 

O cortejo de verão do Banzeiro Brilho de Fogo levantou o público na tarde de domingo, 8, no balneário de Fazendinha. Os batuqueiros, junto com o Cordão das Açucenas e Jardim do Banzeiro, percorreram a avenida principal do balneário com o público presente. As mulheres foram atração à parte, atraindo olhares e fazendo o público dançar.

 

A programação, voltada para os veranistas, levou música regional acompanhada do som das caixas de Marabaixo, pandeirões de batuque, chocalhos e metais. “O banzeiro é uma prova de que o Marabaixo e o batuque não são das comunidades remanescentes, mas sim do Amapá. Abraçamos essa causa e trouxemos essa mensagem hoje à Fazendinha”, disse o coordenador-geral do projeto, Adelson Ramos.

 

Esta é a terceira edição do cortejo de verão que o banzeiro realiza em parceria com a Prefeitura de Macapá. O evento é sempre sucesso de público. A comerciante Janaina Dias, 47 anos, deu uma pausa na rotina para ver o cortejo. “É uma manifestação cultural e linda do povo do Amapá, além de colocar todo mundo para dançar”, relatou.

 

O Banzeiro Brilho de Fogo iniciou em 2014 com o objetivo de valorizar a cultura regional, os artistas, compositores e mestres da cultura popular. “A proposta é empoderar o público com os costumes e tradições dos nossos ancestrais. Está tudo lindo e é maravilhoso divulgar nossa cultura rica. Isso aqui é uma prova de que o Marabaixo é tradição”, disse a açucena Cirlene Damasceno.

 

 

Cássia Lima

Assessora de comunicação/PMM

About the author

Related