COVEIROS USAM EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL DURANTE SEPULTAMENTOS

0
31

COVID-19:

 

Segurança para quem trabalha em sepultamentos nos três cemitérios municipais de Macapá – São Francisco de Assis (zona norte), Nossa Senhora da Conceição (Centro) e São José (bairro Buritizal). Os coveiros usam um modelo de macacão de proteção individual adequado ao trabalho que exercem. Os EPIs protegem a integridade física durante a atividade e neutraliza ou atenua um possível agente agressivo contra o corpo do trabalhador.

“Sabemos que o uso desse Equipamento de Proteção Individual dificulta a mobilidade durante os sepultamentos e torna ainda mais difícil durante o dia por causa do calor. Mas sabemos também que são de extrema importância para a proteção dos coveiros. Por isso, eles são obrigados a usar”, disse Jackson Dias Reis, coordenador dos Cemitérios Municipais.

 

A medida para preservar a saúde dos profissionais considerados essenciais ao controle da pandemia foi adotada desde os primeiros casos de Covid-19 na capital do estado. Junto à iniciativa, os funcionários administrativos dos cemitérios estão orientados a incentivar os familiares de sepultados no sentido de adotar todos os cuidados divulgados pelo Ministério da Saúde: distância mínima de 1 metro entre pessoas, manter os ambientes arejados, higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool gel, não tocar o rosto com as mãos não higienizadas, entre outras.

 

Outro detalhe importante mencionado pelo coordenador é a Portaria 21/2020, que torna obrigatória a informação antecipada da causa da morte por Covid-19 ou suspeita. “As famílias precisam respeitar a norma, informando com antecedência para que os coveiros possam se preparar e organizar o local do sepultamento. Dessa forma, podemos trabalhar com segurança e agilidade, conforme recomendação dos órgãos de Vigilância em Saúde”, frisou Jackson.

 

Atendimento ao público

 

A administração dos cemitérios funciona com atendimento interno das 8h às 12h e das 14h às 18h, todos os dias da semana. Para sepultamentos, os cemitérios funcionam 14 horas por dia.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Mônica Silva