“Detector de Corrupção”: Aplicativo identifica políticos envolvidos em processos de corrupção

0
32

Ferramenta usa reconhecimento facial para mostrar quem responde ações na Justiça

O Congresso Nacional, em Brasília – Michel Filho / Agência O Globo

 

Um aplicativo lançado pelo portal de defesa do consumidor Reclame Aqui, na sexta-feira, usa o reconhecimento facial para identificar políticos envolvidos em processos na Justiça. O “Detector de Corrupção”, nome dado à ferramenta, permite que os usuários fotografem o rosto do político em qualquer lugar com o telefone. O aplicativo, então, identifica o político fotografado e revela imediatamente quais processos de corrupção ou improbidade administrativa ele responde na Justiça.

 

O aplicativo é parte da iniciativa “Vigie Aqui”, que oferece um plug-in para ser instalado no Google Chrome, lançado no ano passado, que marca de roxo nas páginas da Internet o nome de políticos nessa situação. Tanto o aplicativo, quanto o plug-in, consolidam informações oficiais e públicas do histórico judicial de políticos pulverizadas em diversas instâncias, como STF, Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais de Justiça (TJs) e Tribunais Regionais Federais (TRFs).

Segundo o Reclame Aqui, o “Detector de Corrupção” também permite identificar se os pré-candidatos aos cargos executivos nas próximas eleições — presidente e governadores — estão envolvidos em processos de corrupção. O aplicativo está disponível na Google Play Store e na Apple Store.

Notícia publicada em OGlobo