Dia do Psicólogo: Hcal ganha sala de acolhimento para acompanhantes e servidores – Correio Amapaense

Dia do Psicólogo: Hcal ganha sala de acolhimento para acompanhantes e servidores

Também foi lançada uma cartilha orientadora sobre os serviços realizados pelo setor de psicologia da unidade.

 Foto: André Rodrigues
Serviço de psicologia do Hcal pode ser acionado por pacientes, familiares e profissionais do hospital.

O Dia do Psicólogo é comemorado nesta quinta-feira, 27 de agosto. No Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) a data foi marcada pela implantação de uma sala de acolhimento aos familiares, acompanhantes de pacientes e servidores. Também houve o lançamento de uma cartilha orientadora dos serviços realizados pelo Setor de Psicologia da unidade.

O novo ambiente disponibilizado vai oferecer um melhor acolhimento para o atendimento de psicologia oferecido aos familiares e acompanhantes de pacientes internados, que antes acontecia nas próprias enfermarias. Também será importante para os servidores da unidade que procuram, por livre demanda, o atendimento psicológico.

A psicóloga do Hcal, Sandra Torrinha, disse que o trabalho do profissional da psicologia dentro de um hospital não é somente a visita diária ao leito do paciente para o atendimento.

“O psicólogo também acolhe, ampara, escuta e acompanha os familiares dos pacientes. E os servidores da unidade que nos procuram. Hoje estamos com uma conquista maior, que é poder acolher essas pessoas em um espaço humanizado”, disse a psicóloga.

Sandra conta que a demanda dos atendimentos geralmente é por angustia, pois há uma mudança no padrão de vida devido ao tempo de internação. Além dos quadros de depressão e ansiedade já instalados, que ficam muito acentuados no momento da internação.

“É toda uma vida modificada pelo adoecimento. O tempo de internação, por conta do afastamento do seu cotidiano. Os hábitos e costumes, a mudança de alimentação, do leito que você dorme. E tudo isso gera uma série de adoecimento emocional, tanto para o paciente quanto para os familiares, que acabam requerendo o serviço do psicólogo“, declarou Sandra.

O serviço de psicologia pode ser acionado por todos os profissionais da equipe multiprofissional que atua no Hcal, quando identificarem que o paciente está desenvolvendo algum agravo que comprometa a evolução da terapêutica. Para facilitar essa comunicação foi lançada uma cartilha orientadora.

Na cartilha é apresentado de maneira objetiva a função desempenhada pelo setor, os tipos de intervenções, horário de funcionamento. Além de informar a localização de cada psicólogo, de acordo com as enfermarias, ambulatórios, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e na Unidade de terapia Intensiva (UTI) que atuam.

O Hcal conta com 16 psicólogos e o serviço realizado é exclusivo para pacientes hospitalizados, familiares dos internados e servidores da unidade.

Por: Janine Cruz

About the author

Related

JOIN THE DISCUSSION