‘Domingo no Museu’ terá marabaixo no Sacaca

0
1
Programação ocorrerá dia 29 de abril, das 11h às 17h, na Exposição a Céu Aberto do Museu Sacaca. Evento busca a integração da sociedade com a cultura.

 

 Foto: Marcelo Loureiro/Secom
A programação deste domingo será dedicada ao Ciclo do Marabaixo, trazendo para dentro do museu um pouco do que acontece na festividade

Neste final de semana, os ‘tambores da Mãe África’ irão rufar na Exposição a Céu Aberto do Museu Sacaca. O projeto ‘Domingo no Museu’ da campanha “Vem Pro Museu. Valorize, que é Nosso!”, contará com uma programação para valorizar a cultura do marabaixo, no dia 29 de abril, das 11h às 17h.

A programação deste domingo será dedicada ao Ciclo do Marabaixo, trazendo para dentro do museu um pouco do que acontece na festividade, numa forma de envolver a sociedade amapaense com a cultura.

O evento é organizado pelo Núcleo Pedagógico do Museu Sacaca que, também, promoverá outras atividades culturais e educativas. Haverá a participação de grupos de capoeira, brincadeiras de origem africana, cantigas de roda, torneio de bole-bole e, apresentação dos grupos de marabaixo Raízes da Favela Dica Congó e a Associação Marabaixo do Laguinho.

Ciclo do Marabaixo

O Ciclo do Marabaixo, evento que está inserido por lei no calendário cultural do Amapá desde 2004, é uma das principais manifestações culturais do Estado.

A programação é realizada na área urbana de Macapá por famílias tradicionais dos bairros do Laguinho e Santa Rita (antiga Favela) e, também na área rural, em Campina Grande. O Ciclo do Marabaixo marca um símbolo de identidade, tradição e resistência, onde são preservadas as festividades em louvor ao Divino Espírito Santo e Santíssima Trindade.

O calendário das festividades inicia-se no Sábado de Aleluia e, estende-se aproximadamente por 61 dias, divididos em atividades profanas e religiosas, regadas a gastronomia, rezas, ladainhas, bailes, rituais tradicionais de levantamento de mastros, homenagens e rodas de marabaixo para os participantes.

“O ‘Domingo no Museu’ tem sido um atrativo bastante prestigiado pela sociedade amapaense. As tardes de domingo são de repleta alegria para as crianças, jovens e adultos que participam de nossas programações”, enfatizou a coordenadora do Bloco Pedagógico do Museu Sacaca, Deuzete Vieira.

Serviço

As visitas ao Museu Sacaca ocorrem de terça a domingo, das 9h às 17h. Acompanhado de um mediador o visitante, pode desfrutar do passeio pelo Bosque do Açaí e visitar as casas do Ribeirinho, Parteiras, do Seringueiro, da Farinha, conhecer o Planetário e fazer um passeio turístico pelo barco “O Regatão”. A entrada é franca. Outras informações no site www.museusacaca.ap.gov.br.

Deixar uma resposta

Por favor, inscreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui