Dr. Furlan visita serviços em execução na região da Pedreira, em Macapá

0
221

Nesta quinta-feira (30), a agenda percorreu as localidades do Abacate, Lontra e Santo Antônio.

Por Aline Paiva – Secretaria Municipal de Comunicação Social

Prefeito Dr. Furlan e secretariado municipal durante visita na comunidade do Lontra da Pedreira | Foto: Abel Neto/PMM

 

As localidades do Abacate, Lontra e Santo Antônio da Pedreira receberam nesta quinta-feira (30), uma visita técnica do prefeito Dr. Furlan, acompanhado do secretariado municipal. Os locais passam por diversos serviços de revitalização, reestruturação, construção e limpeza urbana.

A agenda acompanhou os balneários que passam por revitalização e construção, executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e custeadas com recursos do tesouro municipal. Os serviços geram renda nas comunidades, pois os moradores trabalham durante as ações.

‘’Acompanhamos a finalização dos serviços de revitalização e até construção na região da Pedreira. Estivemos no Abacate, Lontra e Santo Antônio. No último, estamos construindo o primeiro balneário público para comunidade. Queremos que a população curta a Fazendinha, mas também confira os distritos durante as programações do Macapá Verão’’, destaca o prefeito.

 

Os trabalhos contemplam reformas de toda estrutura em madeira dos trapiches, decks e barracas e nova pintura. As secretarias municipais de Iluminação Pública e Zeladoria Urbana também realizam serviços de manutenção de lâmpadas e limpeza, como roçagem, capina e retirada de entulho.

A Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp) foi a responsável pela articulação e recebimento de demandas das localidades. O agente distrital José Raimundo Picanço, acompanhou todo o processo de perto.

‘’A região da Pedreira está sendo vista. Nossas comunidades estão crescendo, temos um porto de açaí e estruturas novas para chamar o turismo, tudo já prestes a serem inauguradas. Sou morador e digo que está sendo uma satisfação muito grande receber todas essas melhorias’’, comemora.

Serviço de roçagem no Lontra da Pedreira | Foto: Abel Neto/PMM

 

A construção de um porto para escoamento da produção de açaí é uma reivindicação antiga da comunidade do Lontra da Pedreira. Em agosto de 2021, a Semmopp realizou uma visita a localidade para entender as dificuldades e acatou o pedido dos moradores. Preste a inaugurar, o local facilitará que pequenos barcos possam atracar com segurança.

As comunidades tradicionais são conhecidas pela agricultura familiar e extrativismo do açaí. Além do turismo ecológico, pois são cercadas pelo rio Pedreira, que costuma movimentar no período do Macapá Verão.

 

Moaci José Santana Alves, de 67 anos, mora há mais de 40 anos na comunidade do Lontra da Pedreira, local onde criou os sete filhos. O líder comunitário avaliou como positivas as mudanças na localidade.

‘’A comunidade está muito feliz, pois recebemos este benefício, que soma balneário, porto e passarela. A prefeitura mandou uma equipe para nos escutar e elaborar os projetos, que agora já estão em fase de acabamento. O balneário é um ponto turístico e a estrutura já tinha caído, agora está tudo novo’’, desabafa o morador.

Agenda fiscalizou o andamento das revitalizações nas comunidades da Pedreira | Foto: Abel Neto/PMM