EM MAZAGÃO, POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA A “OPERAÇÃO DIA D” E PRENDE QUATRO INDIVÍDUOS EM FLAGRANTE PELAS PRÁTICAS DE CRIMES AMBIENTAIS
Nesta quarta-feira, 5, a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Polícia Civil, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, deflagrou a “Operação Dia D” e prendeu, em flagrante, quatro indivíduos que estavam desmatando uma área de floresta pública na comunidade de Nova Jerusalém, localizada no município de Mazagão, transportando e armazenando madeira ilegal.
De acordo com o Delegado Wellington Ferraz, titular da DEMA, os acusados são conhecidos na região por praticarem crimes ambientais, sendo que, três deles já foram investigados pela DEMA anteriormente.
“Com o uso de motosserras, eles derrubavam árvores e beneficiavam a madeira no próprio local, além de que, estocavam a madeira serrada em pontos estratégicos para serem transportadas ilegalmente até o seu destino final. Com essas informações previamente levantadas, conseguimos interceptar uma veículo que fazia a logística de transporte da madeira serrada dentro dos ramais da comunidade e localizamos uma área de domínio público desmatada, onde a madeira estava sendo beneficiada. No local, foram apreendidas duas motosserras e a carga de madeira transportada, dentre esteios e vigas. Três indivíduos foram presos em flagrante pelas práticas dos crimes de corte e beneficiamento de madeira em uma área de domínio público, sem a devida licença ambiental. Em seguida, foram encaminhados à audiência de custódia. O motorista do veículo foi preso em flagrante por transportar e armazenar a madeira ilegal, sendo liberado em seguida após lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência”, explicou o Delegado.
O Delegado informou ainda, que um dos presos estava com mandado de prisão em aberto pela prática do crime de estupro de vulnerável, a qual foi cumprido. Além disso, reforçou a importância da colaboração da sociedade com o trabalho da DEMA e com a proteção do meio ambiente, por meio de denúncias anônimas, que podem ser feitas através do disque-denúncia: (96) 98121-2914.