EMPOSSADOS MEMBROS DO CONSELHO DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA DE MACAPÁ

0
16

Na manhã desta quarta-feira, 28, o prefeito Clécio Luís empossou os membros que compõem o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, com o objetivo de assegurar a cidadania dessas pessoas, criando condições para a garantia de seus direitos e de sua autonomia, com acompanhamento, avaliação e controle da política e das diretrizes municipal da política nacional. A cerimônia contou com a apresentação de batuque e Marabaixo, com o grupo Raízes do Bolão e das açucenas da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast).

 

Participaram do momento a secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli e o vereador professor Rodrigo, que acompanharam toda a implantação do conselho, além do gerente do MP Comunitário, José Vilas-Boas. A presidente do Sindicato dos Aposentados, Nádia Souto, representando os demais membros, falou da satisfação em fazer parte do conselho, uma vez que a sua vida é voltada a dar mais dignidade aos idosos. “Cada vez que temos uma nova conquista, me sinto emocionada, pois sei que estamos garantindo direitos da pessoa idosa. Só quero agradecer, todos tiveram a sua parcela de contribuição”, disse.

 

Aos conselheiros empossados compete mobilizar, estimular e apoiar questões relativas à política da pessoa idosa, além de supervisionar, acompanhar, orientar, avaliar e fiscalizar os serviços prestados aos idosos pelos órgãos governamentais e não governamentais. O titular da Semast, Lucas Abrahão, falou do orgulho em empossar conselheiros que manterão a tradição de Macapá, garantindo o esporte e lazer, saúde, educação e visando a garantia sociocultural dos idosos. “Quando assumi, essa foi umas das missões dada pelo prefeito Clécio e hoje me sinto muito feliz em concretizar esse sonho”.

 

Clécio Luís destacou que dar posse ao Conselho Municipal do Idoso é garantir direitos e dignidade a essas pessoas. “Embora essa seja uma solenidade simples, mas, para nós, da prefeitura, tem um significado muito importante, pois cada vez que cresce o número de idosos, seja em Macapá ou no país, temos que dar dignidade a eles”, finalizou.

 

O conselho

 

É um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, normativo, fiscalizador e consultivo, e foi instituído pela Lei n. 2.277/2017-PMM, no dia 2 de outubro. A criação dele pretende garantir o direito da pessoa Idosa. A implementação irá propor políticas, programas, projetos e ações, contribuindo para a integração e participação efetiva da pessoa idosa na família e na sociedade, e ainda acompanhar as ações e implementações de políticas públicas pelo Governo Municipal.

 

Entidades que compõem o Conselho do Idoso:

– Nádia Costa da Silva Souto (Sindiap – Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Amapá);

– Alvino Boucinha da Fonseca (Fespeap – Federação das Entidades de Servidores Públicos do Amapá);

– Marco Aurélio da Silva Gomes (Sesc);

– Assunção Gomes da Graça (Instituto EcoVida);

– Edmunda Brazão Viegas (Associação do Idoso Brilho do Sol);

– Ângela Maria de Souza (Associação das Parteiras);

– Maria Odeth Santos de Souza (Associação Agrícola);

– Neuza Lira Ribeiro da Silva (Diocese de Macapá);

– Pastor Jônatas Soares Lisboa (Ministério da Melhor Idade).

 

Adryany Magalhães