ENCERRAMENTO DA 1ª EDIÇÃO DOS JOGOS ABERTOS HOMENAGEOU ATLETAS AMADORES DE MACAPÁ

0
1

A Prefeitura de Macapá fez o encerramento oficial dos Jogos Abertos 2018 na sexta-feira, 23. A cerimônia formal contou com a presença dos atletas participantes das competições e autoridades. A competição é uma realização da Prefeitura de Macapá, que visa incentivar o esporte na capital e promover a inclusão social de atletas amadores não federados.

 

 

O coordenador da Comel, Henrique Lemos, apresentou os dados estatísticos dos resultados alcançados e de participação direta e indireta dos atletas e do público. “Foi extremamente gratificante poder trabalhar com esses atletas, na sua maioria anônima, que praticam o esporte diariamente. Tivemos a oportunidade de possibilitar a eles uma competição organizada e a recompensa foi um festival de entretenimento, de jogos de alto nível, com premiações de kits esportivos profissionais, que servem para incentivá-los a continuar treinando nos espaços públicos da capital”, destacou o coordenador de Esporte e Lazer, Henrique Lemos.

 

Os Jogos Abertos começaram em novembro de 2017, totalizando cinco meses de programação esportiva voltada para atletas amadores não federados. Foram competições de voleibol, basquete de trinca, handebol, futlama, futsal, jiu-jítsu, judô, muay thai, além das modalidades paraolímpicas de goalball, natação, basquete adaptado e bocha. No total, foram 1.222 atletas participando do evento, sendo a modalidade de futsal com o maior número de atletas inscritos, sendo 344.

 

A bocha teve um destaque em especial por ter sofrido uma adaptação para deficientes visuais, a primeira já registrada em um evento esportivo. Geralmente, o jogo é para atletas com alguma deficiência motora, mas, com o auxílio de palmas e sinais sonoros de voz, foi possível realizar a competição emocionante. As crianças tomaram conta do tatame exposto para as apresentações de lutas coreografadas, o público se entreteve com apresentações jiu-jitsu, muay thai, boxe e bocha. “A parte mais emocionante dos Jogos Abertos foi poder lutar de verdade e competir”, relatou a atleta infantil Estefani de Almeida, 13 anos.

 

Representando o prefeito Clécio Luís, o secretário de Assuntos Extraordinários, Evandro Milhomem, agradeceu o trabalho da equipe da Comel e o esforço dos atletas que participaram da primeira edição os Jogos Abertos. “Esse evento foi idealizado pela prefeitura com a colaboração da deputada federal, na época, Fátima Pelaes, algo que só foi possível porque ela compreende a importância do esporte em atuar como esse espaço que resgata e promove a inclusão social”, destacou.

 

Ao final do evento esportivo, foram sorteados kits esportivos para as equipes.

 

Rafaela Bittencourt

Deixar uma resposta

Por favor, inscreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui