Segundo noticiou o site da Folha de São Paulo, que acompanhou por três semanas a rotina dos presos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), os encontros foram em um restaurante industrial do Distrito Federal no qual Valdemar Costa Neto está empregado como gerente administrativo. A reportagem destaca que o parlamentar amapaense, Vinícius Gurgel e o líder do PR, Bernardo Santana (MG), se encontraram duas vezes com Valdemar Costa Neto para discutirem o posicionamento do Partido perante o grupo de deputados que se rebelaram contra o governo.
Os encontros de Vinicius Gurgel com seu companheiro de partido, mostrou as mordomias para os políticos presos no caso do Mensalão e também chamou a atenção do Ministério Público do Distrito Federal que solicitou explicações aos diretores do CPP em Brasília.
Vinicius Gurgel está no primeiro mandato como deputado federal, e deverá tentar a reeleição. O parlamentar já foi noticia da Folha de São Paulo na reportagem: “Os Campeões do Cotão” por ter solicitado reembolso na Câmara Federal de R$ 190 mil por aluguel de veículos e embarcações. Sobre esse caso o deputado alegou, através de sua assessoria, que a locomoção em estradas de terra e localidades de difícil acesso no Estado do Amapá justificavam o gasto