Equinócio das Águas impressiona visitantes no Monumento Marco Zero

0
17

 

Fenômeno, que acontece duas vezes ao ano, durante a mudança de estações, sempre atrai visitantes para o monumento Marco Zero do Equador.

 

 Foto: José Baía
Macapá é a única capital do país cortada pela linha imaginária do Equador e onde ocorre o fenômeno do Equinócio

Estudantes, turistas nacionais e estrangeiros visitaram o Monumento Marco Zero do Equador nesta terça-feira, 29, durante o fenômeno do Equinócio das Águas. A programação elaborada pelo Governo do Amapá contou com visita técnica guiada a alunos de escolas públicas e privadas e também recepção aos turistas com atendimento em línguas estrangeiras, como espanhol, francês e inglês.

O Equinócio acontece duas vezes ao ano, representando as mudanças de estações do ano: em março, no Equinócio das Águas, marca a transição do verão para o outono. Em setembro, o Equinócio da Primavera marca o fim do inverno. Por conta do cunho científico, alunos de escolas públicas e particulares sempre marcam presença no dia do fenômeno.

Peculiar entre os fenômenos de todo o Brasil, o período em que o dia e noite ficam iguais em relação à duração sempre atrai muitos curiosos para o Monumento Marco Zero. A sombra do relógio solar é projetada de forma simétrica em cima da linha imaginária, impressionando os visitantes. A diretora de planejamento do turismo da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Elissandra Gonçalves, afirma que o fenômeno é um atrativo conhecido por muitos, mundo a fora.

“O fenômeno em si já é um grande atrativo turístico consolidado no Amapá. Assim, atrai um fluxo intenso de visitantes ao Monumento Marco Zero do Equador, que além de virem prestigiar o evento, fazem a economia do Estado girar, já que consomem produtos e serviços turísticos”, explicou a diretora.

O visitante Marcio Roberto, do Ceará, está a negócios em Macapá e resolveu conferir de perto o fenômeno. Para ele, foi impressionante como a sombra fica projetada durante o evento. “Fiquei impressionado no momento em que minha sombra sumiu completamente, Macapá estava perfeitamente alinhada com o Sol, bem em cima da minha cabeça”, afirmou o visitante.

Um dos momentos mais esperados durante o dia do Equinócio é o momento em que o Sol aparece por dentro do círculo do relógio solar do monumento Marco Zero. Marcando o fim de tarde e também da programação, com muitas fotos e registros pelos admiradores.

Henrique Borges